Campinas cria “Ruas de Lazer”
O prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra (PT), lançou o projeto Ruas de Lazer para estimular a ocupação das ruas da cidade. O secretário de Esportes – Gustavo Petta, o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S.A. (Emdec) – Sérgio Torrecillas, o vereador Sérgio Benassi (PCdoB) e lideranças comunitárias participaram do evento.
Publicado 23/09/2011 16:53 | Editado 04/03/2020 17:17

O projeto vai estimular a prática de atividades físicas, esportivas e de lazer entre a população, que – aos domingos, das 8h às 12h – poderá fechar a rua onde reside. A prefeitura fornecerá kits para a prática de esportes e de jogos infantis, e capacitará representantes das comunidades para atuarem como monitores. A população local terá que concordar com a instalação da rua.
O prefeito Demetrio Vilagra considera as ruas de lazer um projeto cidadão que integra as pessoas e as famílias de Campinas. Sua ideia é que as pessoas – crianças, jovens, adultos e idosos – possam brincar, se distrair e se integrar nos espaços próximos às portas de suas casas.
O secretário Gustavo Petta quer oferecer à população mais uma opção de lazer, além dos espaços esportivos e da ciclofaixa. “Teremos a possibilidade de fechar as ruas para atividades de lazer, lúdicas, recreativas para promover a ideia que as crianças e os jovens não devem sair das ruas, mas ocupá-las, com segurança, afirma Petta; lembrando que ao fazer isso, a prefeitura promove cidadania. Segundo o secretário a ideia é que até o ano que vem a cidade tenha 50 ruas de lazer.
O vereador Sérgio Benassi, autor da lei que criou as ruas de lazer, pondera que a vida social tem um lado dentro da própria casa, do núcleo familiar. Mas, lembra que a vida social também se dá na rua, no convívio entre as pessoas na escola, no clube e nas ruas. Recordando sua infância, o vereador afirma que “no passado, as mães estimulavam as crianças para irem para a rua, o que fortalecia o convívio entre as crianças. Toda rua tinha uma turminha, e às vezes aconteciam jogos entre as ruas. Campinas recupera esse conceito da vida social, organizada e da cidade como espaço integrado socializador e amparado pelo poder público”.
De Campinas,
Agildo Nogueira Junior