João Ananias recebe homenagem em congresso sobre Direito e Saúde
O Deputado Federal João Ananias (PCdoB) foi um dos agraciados com uma placa destinada pelos organizadores do I Congresso Brasileiro de Direito e Saúde a personalidades que se destacaram na área da saúde e jurídica no Ceará. A homenagem foi feita durante a abertura oficial do evento nesta quarta-feira, 28.
Publicado 28/09/2011 15:26 | Editado 04/03/2020 16:30
Também foram agraciados o Secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, a Promotora de Justiça de Defesa da Saúde Pública, Isabel Porto e o Presidente da Comissão de Saúde da OAB-Ce, Ricardo Madeiro.
Durante a solenidade de abertura, João Ananias, que é Vice-Presidente da Frente Parlamentar da Saúde do Congresso Nacional e Presidente da Subcomissão Especial do SUS, disse que é fundamental destacar os avanços históricos do Sistema Único de Saúde (SUS) e ressaltou que o SUS nasceu da luta do povo, que estava descontente com o modelo existente. “O SUS é de todos. É um patrimônio do povo. Avançamos muito, mas ainda precisamos melhorar o acesso da população aos serviços de saúde”.
Ele destacou que a Emenda Constitucional (EC) 29 foi aprovada tarde demais e que não resolverá o problema crucial do sistema, que é o de financiamento. “Temos de encontrar um meio de resolver esse problema. Por isso, temos de aumentar os impostos das bebidas alcoólicas, cigarro e armas, pois são produtores das demandas que lotam as nossas emergências e UTIs”. João Ananias, que recebeu a placa da Promotora de Justiça Isabel Porto, agradeceu a homenagem lembrando que nenhuma sociedade se desenvolve sem a garantia de uma saúde de qualidade.
Arruda Bastos, outro homenageado, ressaltou que o Brasil é o único País do mundo com mais de 100 milhões de habitantes a garantir uma cobertura de atenção básica. “É o País que tem a maior rede de banco de leite humano, o que mais realiza transplante de órgãos. Apesar dos grandes avanços, a saúde é o principal desafio a ser enfrentado e reorganizar a saúde do Brasil é o grande desafio de nós gestores”.
Isabel Porto, uma das coordenadoras do Congresso, observou que “nós não podemos mudar o SUS sozinho. O que queremos com o nosso trabalho, durante nossas fiscalizações, é o SUS que o cidadão tem direito”. Ricardo Madeiro, Presidente da Comissão de Saúde e do I Congresso de Direito e Saúde, disse que só com a participação e esforço concreto de todos é que “poderemos garantir serviços de saúde de qualidade como preconiza a Constituição”.
Ainda na manhã desta quarta-feira, o Deputado Federal Darcisio Perondi (PMDB-RS), Presidente da Frente Parlamentar da Saúde, falou sobre a EC-29 e a Universalização da Saúde no Brasil. “O SUS está dando certo Sim. Ainda não é excelência, mas vamos olhar a dimensão continental. Avançamos, mas temos de avançar cada vez mais”, destacou.
Fonte: Assessoria do Deputado Federal João Ananias (PCdoB)