Maria Prestes fala dos 40 anos ao lado de Prestes na Bahia

“40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes” este será o tema central da palestra que Maria Prestes, militante comunista e esposa do líder da Coluna Prestes, profere nesta terça-feira (18/10), a partir das 14h, no auditório Jorge Amado, do Pavilhão de aulas Jorge Amado, na Universidade de Santa Cruz (UESC), na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia. O evento é organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da entidade.

“Convidamos a Maria Prestes para falar um pouco mais sobre o livro “40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes”, que ela está lançando. Também para a gente saber um pouco mais sobre os eventos que cercaram a vida deste lendário militante comunista. Nós que sempre tivemos contato com estes acontecimentos através dos livros de história, agora poderemos saber um pouco mais diretamente de alguém que vivenciou este momento obscuro da história do Brasil”, informou o presidente do DCE da UES, Thiago Fernandes.

A pernambucana Maria Prestes, filha do militante comunista João Rodrigues Sobral (o Camarada Lima), tem uma biografia marcada desde cedo pela luta ideológica, pela clandestinidade, pelo exílio e pela superação. Designada em 1952 para integrar a equipe responsável pela segurança de Luiz Carlos Prestes em um “aparelho” em São Paulo, tornou-se sua companheira e mãe de 9 de seus 10 filhos. Ao lado de Prestes, ela conheceu de perto os bastidores da história política da esquerda nacional e internacional da segunda metade do século 20.

De Salvador,
Eliane Costa