PCdoB caxiense confirma Assis como pré-candidato à Prefeitura
Por unanimidade dos votantes na Conferência Municipal do PCdoB caxiense, que reuniu mais de 400 filiados neste sábado, o deputado federal Assis Melo teve o seu nome avalizado como pré-candidato à prefeitura de Caxias do Sul.
Publicado 31/10/2011 11:10 | Editado 04/03/2020 17:10

A nominata de pré-candidatos a vereador também foi apresentada pelo presidente reeleito Silvio Frasson, que teve sua recondução ao cargo aprovada pelos 27 novos dirigentes do partido, escolhidos, no voto, para compor o Diretório Municipal. Da plenária também foram escolhidos os 93 delegados que vão participar da Conferência Estadual do PCdoB, no próximo sábado, que contará com a participação do presidente nacional, Renato Rabelo.
A importância do partido no contexto da eleição do próximo ano estava visível na representatividade de forças políticas que marcaram presença na conferência. No ato político da parte da manhã, passaram pela Câmara dos Vereadores de Caxias, o presidente municipal do PT, Alfredo Tatto, a deputada estadual Marisa Formolo (PT), o representante do deputado federal Pepe Vargas (PT), Roberto do Nascimento, o secretário municipal do Turismo, Jaisson Barbosa, que representou o prefeito José Ivo Sartori (PMDB) e a direção do PDT, o deputado estadual do PDT Alceu Barbosa Velho, o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs), padre Roque Grazziotin (PT), o vereador e presidente do PRB, Renato Nunes, o presidente do PTB, Adiló Didomenico, e o vereador Arlindo Bandeira (PP). Adiló esteve presente em dois momentos: pela manhã e ao final da convenção, às 17h30min.
PCdoB unido para enfrentar os ataques
Do lado dos líderes comunistas, além de Assis e Silvio, o presidente estadual da sigla, Adalberto Frasson, a secretária estadual de Turismo estadual, Abgail Pereira, o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil do Rio Grande do Sul (CTB-RS), Guiomar Vidor, o ex-vereador Déo Gomes, e o vereador Renato Oliveira reforçaram o coro nas manifestações de desagravos às denúncias sem consistência e provas sofridas pelo PCdoB nas últimas semanas e pelo ex-ministro Orlando Silva.
Viva o socialismo, viva o comunismo, viva a classe trabalhadora. Esse foi o chamamento para a luta das lideranças partidárias presentes no ato político, que se mostraram solidárias ao PCdoB e contra os ataques feitos ao partido na tentativa de desestabilizar o governo da presidente Dilma Rousseff (PT).
Silvio abriu a conferência alertando que a tentativa “da mídia hegemônica e conservadora é derrubar a presidenta Dilma. O dirigente fez um discurso carregado de emoção, elegendo a aguerrida militância como protagonista das lutas histórica do PCdoB. Ao falar da crise política, Silvio embargou a voz e encheu os olhos de lágrimas para convocar a militância para lutar no reposicionamento da verdade.
O deputado Assis Melo destacou os 90 anos de luta do PCdoB e que, por isso, os ataques recebidos nos últimos dias não causam estranheza.
"Enfrentar a ditadura não é fato novo para nós. O nosso partido causa medo na direita reacionária e sem proposta, que não consegue admitir que um trabalhador metalúrgico como o ex-presidente (Luiz Inácio) Lula possa dirigir o país". E complementou: “a direita não quer que um trabalhador compreenda a luta política ou que use a tribuna. Eles querem reduzir os espaços democráticos”, reforçou.
O dirigente estadual do PCdoB-RS, Adalberto Frasson, emendou: "O PCdoB se uniu de norte a sul pela busca da verdade. Não será uma mídia golpista que irá nos abater". A secretária Abgail resgatou a importância histórica do partido. "A nossa história nos dignifica no passado e no presente. Temos a tarefa de enfrentar a crise e impulsionar um novo projeto nacional de desenvolvimento. Sabemos o valor da democracia que está sendo atacada, pois estamos na vitrine".
Manifestações de apoio de outros partidos
“O PCdoB é um partido pelo qual temos muito respeito. O ex-ministro Orlando Silva também é merecedor do nosso apoio e respeito pelo trabalho que desenvolveu frente ao Ministério do Esporte. Sei bem o que partido está passando porque o nosso também foi atacado. Tivemos problemas com alguns partidários que saíram da rota no cenário nacional, mas os partidos não podem ser desconstituídos desta forma. Quero cumprimentar a militância do PCdoB por se manter-se firme na luta e nos seus propósitos. Quando estive aqui pela manhã o plenário estava cheio. Votei ao final, o plenário continua lotado. Essa organização e unidade são elogiáveis”. Presidente do PTB, Adiló Didomenico
“O PCdoB é um partido importante para construção da democracia no país e para ajudar fazer a fazer as transformações que o Brasil e a nossa cidade precisam. O meu partido, o PRB, ainda é muito novo perto do PCdoB, que tem quase 90 anos de história, mas quero registrar aqui que somos parceiros do PCdoB e dizer que temos grande admiração pelo partido e suas lideranças. Estamos à disposição para contribuir o partido.” Vereador e presidente do PRB caxiense, Ranato Nunes
"A luta pelo socialismo e pela libertação é uma luta que não termina nunca. Essa luta cabe a cada militante presente aqui no Brasil e na América Latina. Esse momento mostra a reafirmação da militância para a construção de um mundo justo para todos. Todos os petistas se sentem em casa com os companheiros do PCdoB. E em muitos momentos não lembramos que somos de partidos diferentes. Os dois partidos estão do mesmo lado na luta em defesa dos trabalhadores”. Presidente municipal do PT, Alfredo Tatto
"Que essa conferência nos fortaleça como projeto nacional. Também para juntos conquistarmos o projeto local." Deputada estadual, Marisa Formolo (PT-RS)
"Abraço a militância aguerrida e combativa do PCdoB que honra a classe trabalhadora. A República brasileira tem 130 anos e o PCdoB 90. Não serão ataques sórdidos a um partido político com raízes fortes na luta combativa que o enfraquecerá”. Assessor do deputado federal Pepe Vargas (PT) Roberto do Nascimento
“Enquanto houver capital haverá a classe trabalhadora. Enquanto houver a classe trabalhadora haverá luta. E o PCdoB é o símbolo desta luta.” Presidente da FUCS, Roque Grazziotin
"Sempre estaremos juntos nas principais lutas em defesa dos trabalhadores." Secretário de Turismo de Caxias do Sul, Jaisson Barbosa (PDT)
“Quando alguns tombam, outros reafirmam a luta. Esse encontro é uma reafirmação da luta do partido. A militância não dá ouvidos para a mídia que derruba ministros para atingir a presidente Dilma Rousseff. Nós vamos continuar a mudança iniciada pelo ex-presidente Lula e continuada pela presidenta Dilma.” Vereador Renato Oliveira (PCdoB)
A nova direção do PCdoB caxiense

Os militantes comunistas elegeram os 27 novos integrantes do Diretório Municipal do PCdoB caxiense, que, por sua vez, reconduziram o atual presidente Silvio Frasson para seguir no comando da sigla por mais dois anos. Silvio deverá convocar o diretório para reunião nos próximos 15 dias, quando serão eleitos os membros da Comissão Política. O Diretório Municipal terá a seguinte nominata:
Antonio Santos (Tonhão)
Azenira Lazarotto
Assis Melo
Déo Gomes
Deoclécio da Silva
Abgail Pereira
Henrique Silva
Ivani Lima
Jair Ubirajara Silva
José Jonei Reis da Silva
Jorge Rodrigues
Jussara Gomes
Jeferson Oliveira (Jamaica)
Leandro Velho
Lourdes Zabot
Maisa Ramon Aram
Mari dos Santos Neri
Nestor Alves Borges
Paulo Freitas
Pedro Pozenato
Renato Oliveira
Roberto Carlos Dias
Salvio Fontes
Silvio Frasson
Sharon Ramos
Solange Carvalho
Werner Diehl
De Caxias do Sul,
Roberto Carlos Dias