Sem categoria

Marta falará na quinta (3) sobre pré-candidatura à S. Paulo

A senadora Marta Suplicy (PT) vai comentar na quinta-feira (2), em coletiva de imprensa em São Paulo, o teor da conversa que teve com a presidente Dilma Rousseff, ontem (31). O encontro, solicitado pela ex-prefeita de São Paulo, durou poucos minutos, mas foi o suficiente para Dilma pedir a Marta que desista da sua pré-candidatura à Prefeitura da capital paulista, em 2012.

Seu gabinete em Brasília confirmou o encontro, vazado na imprensa pela ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas. Segundo Chagas, elas se encontraram no Aeroporto de Congonhas, momentos antes de Dilma embarcar para o encontro do G20, na França. A presidente da República externou a opinião que compartilha com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Marta foi a melhor prefeita que São Paulo já teve. É uma das lideranças do PT, mas Dilma apelou para que ela permaneça como primeira vice-presidente do Senado, onde ela tem um papel muito importante para o governo.", declarou Helena Chagas.

O argumento do PT, que aposta na candidatura do ministro Fernando Haddad, da Educação, é de que Marta tem um papel estratégico no Senado, onde exerce cargo de primeira vice-presidente – substituto imediato do presidente da Casa, José Sarney. O Planalto avalia ainda que a senadora voltou a mostrar sua importância no Congresso nos últimos dias, quando "teve um papel decisivo na aprovação de pacotes importantes" como o Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), sancionado na segunda-feira após ser aprovado no Senado em 18 de outubro.

Marta não deixou claro, no entanto, se vai atender ao pedido de Dilma. Na quinta, não foi confirmado o horário, local de sua coletiva. Há expectativa de que ela anuncie sua decisão sobre o pleito. Sabe-se, de fato, que os petistas aguardam com ansiedade por sua decisão.

Da Redação do Vermelho, com agências