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Campanhas pela divisão do Pará arrecadaram R$1,3 milhão

As campanhas a favor da criação dos estados de Carajás e do Tapajós arrecadaram, até agora, mais de cinco vezes o valor obtido pelos movimentos contrários à divisão do Pará. De acordo com prestação de contas parcial divulgada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as campanhas separatistas arrecadaram juntas R$ 1,3 milhão, enquanto as ações em defesa da manutenção do território paraense receberam R$ 242 mil.

A criação de Carajás é a que mais movimentou doações em ambas as campanhas. A frente favorável à separação da região arrecadou R$ 946,4 mil e a contrária registrou R$ 202,8 mil. Já a separação do Tapajós resultou em R$ 376,3 mil de arrecadação, contra R$ 39,2 mil da campanha oposta.

Os eleitores do Pará votarão no plebiscito sobre a divisão do estado no dia 11 de dezembro. Eles responderão a duas perguntas: a primeira, se eles são a favor ou contra a criação do estado do Tapajós. Em seguida, responderá se é a favor ou não da criação do estado de Carajás. A ordem das perguntas foi definida em sorteio pelo TSE.

Mais de 80% das contribuições para a campanha pró-desmembramento foram feitas por empresários do estado, que doaram R$ 1,1 milhão.

As empresas também foram responsáveis por maior parte das contribuições para o orçamento das frentes contrárias à divisão, mas em menor proporção. Foram R$ 150 mil, 63% do total, em doações de pessoas jurídicas.

A propaganda no rádio e na televisão, que começou no dia 11 de novembro, foi o principal destino dos recursos arrecadados pelas campanhas. A propaganda das frentes a favor da criação de Carajás e Tapajós, comandada pelo publicitário Duda Mendonça, gastou quase R$ 900 mil. A campanha contra a divisão empregou R$ 62 mil na propaganda de rádio e televisão. Outro gasto expressivo foi com materiais impressos, que custaram R$ 44 mil.

Essa foi a segunda prestação de contas da campanha – a primeira ocorreu em meados de outubro. Na última prestação de contas, que deverá ocorrer em 10 de janeiro, serão divulgados os nomes dos doadores e os gastos das campanhas.

Com agências