Congo Democrático realiza eleições presidenciais
Cerca de 32 milhões de eleitores da República Democrática do Congo estão convocados a votar, nesta segunda (28), nas eleições para presidente e para os 500 lugares no parlamento. Onze candidatos disputam a Presidência.
Publicado 28/11/2011 11:12
Um chamado à calma foi feito por organizações internacionais, observadores e organizadores das campanhas, ante protestos de rua entre entre simpatizantes de várias canidaturas, com saldo de três mortos.
Entre os candidatos a governar o país, está Joseph Kabila, que venceu as eleições de 2006 e agora está confiante de uma nova vitória, depois de revisar a tempo a Constituição em 2010, e reduzir a disputa de dois para apenas um turno.
Kabila assumiu o poder após o assassinato do seu pai Laurent-Désiré Kabila (2001) e, na eleição de 2006, prometendo um retorno à paz e a reconstrução do país, devastado por duas guerras (1996-1997, 1998-2003).
Para o líder da República Democrática do Congo, o balaço da sua gestão é positivo. Ele promete fazer do Congo um país emergente.
Milhares de soldados das forças de segurança congolesas estão deslocados esta segunda-feira para garantir um dia de eleições pacíficas. "A estabilidade do processo é considerada crucial para o progresso do país até a estabilização e desenvolvimento", de acordo com o secretário geral da ONU, Ban Ki-Moon.
Fonte: Prensa Latina