Angola: MPLA completa 50 anos agradecendo apoio de Cuba
O representante em Cuba do Movimento Popular para a Libertação de Angola (MPLA), Domingos Caetano, expressou neste sábado (10) o agradecimento ao país caribenho pelo apoio do governo cubano na defesa de sua nação.
Publicado 10/12/2011 19:14
Durante um ato pelo cinquagésimo aniversário da fundação do MPLA, Caetano aludiu às relações históricas entre o Partido Comunista de Cuba e essa organização.
Os angolanos guardarão sempre um sentimento de profunda gratidão pela valentia dos internacionalistas da ilha que derramaram seu sangue para apoiá-los, afirmou na Sala Universal das Forças Armadas Revolucionárias (FAR).
O MPLA, fundado em 10 de dezembro de 1956 e dirigido por Antonio Agostinho Neto, foi a expressão de um amplo movimento popular encaminhado à obtenção da definitiva e real libertação de Angola, explicou Caetano.
Lembrou que o MPLA guiou às massas na guerra contra o colonialismo português e, uma vez conquistada a independência em 1975, teve lugar outra luta contra a organização opositora armada Unita.
MPLA no governo
Com a conquista da paz em 2002, o partido desenhou uma estratégia para normalizar a vida nacional, que permitiu, entre outros, a reconstrução das principais vias de comunicação e pontes e a reabilitação das centrais elétricas, centros de saúde e escolas, detalhou.
Na atualidade o MPLA, como partido de governo, luta pela eliminação da pobreza, e a criação de condições para que cada angolano, com seu trabalho, seja capaz de aceder aos meios para desenvolver plenamente suas capacidades, destacou.
Por sua vez, o general de corpo de Exército Joaquín Quintas Solá, vice-ministro das FAR, afirmou que ao comemorar este aniversário se recorda um fato de importância política e estratégica para Angola, para o continente africano e para Cuba.
Fonte: Prensa Latina