Riachão é homenageado com Medalha Zumbi dos Palmares

A entrega da Medalha Zumbi dos Palmares ao cantor e compositor Riachão se transformou numa grande homenagem ao mais importante sambista vivo da Bahia e um dos mais significativos artistas do país. Sugerida pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB), a comenda reuniu na noite desta quinta-feira (15/12), artistas, intelectuais, parlamentares e lideranças populares no plenário Cosme de Farias, da Câmara de Vereadores de Salvador.

Saudado pela vereadora com um discurso forte e emocionado, o artista de 90 anos, nascido Clementino Rodrigues, no bairro do Garcia, em Salvador, transformou a homenagem numa aula de simplicidade e orgulho. Riachão cantou, agradeceu a honraria e até dedicou uma música a Aladilce.

Em seu discurso, Aladilce fez questão de destacar a alegria de entregar a medalha a Riachão, segundo ela, “um dos momentos mais fortes nesta Casa”, desde 2005, quando assumiu o 1º mandato. Lembrou que essa homenagem não só tem o apoio da sociedade, como da mídia que critica o excesso de títulos pela Câmara de Salvador. A vereadora aproveitou para defender a concessão das medalhas Tomé de Souza e Zumbi dos Palmares, comenda Maria Quitéria, e o título de Cidadão de Salvador, a personalidades que tenham relevantes serviços prestados à nossa cidade.

Após ao ato no plenário o pátio interno da Câmara se transformou num grande “buteco”, com um show puxado pelo próprio homenageado e os artistas Claudete Macedo, Gal do Beco, Gal Borges, Quinteto dos Coroas e banda Jatobá.

Considerado o mais importante cronista musical da Bahia, Riachão agradeceu a medalha e letras, quase sempre irreverentes, o artista que completou 90 anos, é considerado o maior sambista vivo da Bahia e o maior cronista musical da antiga Salvador pelo seu modo peculiar de compor. O autor de ‘Retrato da Bahia’, “Cada Macaco no seu Galho” e outras dezenas de sucessos, vive o mundo da música desde os 9 anos, quando participava de serenatas e batucadas no bairro do Garcia. Aos 12 anos fez seu 1º samba, deflagrando um movimento que transformou em música uma significativa parte da história d os últimos 80 anos da Bahia, seus personagens e o seu dia-a-dia.

A Sessão Solene teve as presenças do deputado federal Daniel Almeida, presidente estadual do PCdoB, da vereadora Olívia Santana (PCdoB), do empresário Clarindo Silva e do presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Euclides Fagundes Neves.

Fonte: Ascom do gabinete da vereadora Aladilce Souza.