Fernando de Noronha vai receber projeto de energia renovável

O Arquipélago de Fernando de Noronha vai receber os primeiros painéis de geração de energia solar fotovoltaica conectados à rede elétrica. O convênio para a implantação do projeto de energia renovável foi assinado na manhã de hoje pelo Grupo Neoenergia, controlador da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), e pelo Comando da Aeronáutica. A solenidade aconteceu no auditório do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), no Rio de Janeiro.

O projeto entra em vigor em 2012 e integra o Programa de Eficiência Energética, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No total serão investidos cerca de R$ 5 milhões.

Os painéis solares fotovoltaicos serão instalados em uma área de aproximadamente seis mil metros quadrados pertencente à Aeronáutica, no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Fernando de Noronha (DTCEA-FN), Unidade subordinada ao Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III). O sistema terá capacidade de gerar 400 kWp (kilowatt-pico), com expectativa de geração anual de 600 MWh, o que significa cerca de 6% do consumo da ilha.

Todo o processo de geração de energia será acompanhado de perto por especialistas durante um ano para monitorar todo o sistema nos primeiros 12 meses para identificar possíveis falhas ou pontos em que podem ser aprimorados. Com apoio da Agência de Cooperação Alemã (GIZ) e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), a companhia está realizando o estudo de conexão da energia solar fotovoltaico ao sistema isolado da ilha, atualmente suprido com geração a diesel.

Fonte: Pernambuco.com