Palmeirenses preparam procissão para canonizar São Marcos

Torcida palmeirense realizará, neste sábado, uma cerimônia de "beatificação" do goleiro Marcos, um dos maiores ídolos da história do clube. "São Marcos", como ficou conhecido, decidiu aposentar as luvas após 20 anos dedicados à defesa da meta alviverde.

São Marcos

Um dos maiores ídolos do Palmeiras e do futebol brasileiro, o goleiro Marcos anunciou aposentadoria dos gramados. Com 38 anos, 20 deles defendendo as cores alviverdes, o arqueiro declarou que o corpo já não aguentava mais, em entrevista coletiva marcada por risos e lágrimas, realizada ontem (11).

A carreira de Marcos foi marcada por muitos títulos – seja com o clube de Palestra Itália, seja com a seleção brasileira -, amor à camisa, sinceridade e um jeito boa-praça capaz de angariar o respeito até de rivais – não à toa, as diretorias de Corinthians e São Paulo emitiram notas oficiais reverenciando o caráter do arqueiro. Contudo, o goleiro sofreu muitas contusões, em particular nos últimos anos.

Embaixo da meta, os milagres mais marcantes e que lhe renderam o apelido de São Marcos foram as defesas de pênaltis, em particular as que classificaram o Palmeiras contra o arquirrival nas Libertadores de 99 e 2000. Com a camisa canarinho, defendeu a meta brasileira na vitoriosa campanha da Copa do Mundo de 2002, quando a seleção conquistou o Penta.

Marcos, no auge da carreira, recusou uma proposta milionária do Arsenal (Inglaterra) para continuar no país e jogar pelo Palmeiras, que na ocasião havia sido rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. A atitude aprofundou sua identificação com o Palmeiras e sua torcida, mas também ficou como exemplo de que é possível obter sucesso e realização profissional no futebol fincando raízes no Brasil.

Canonização do Santo

Em gratidão à identificação com o clube a aos milagres realizados, a torcida palmeirense, resolveu prestar uma homenagem ao Santo neste final de semana. A "procissão de São Marcos" será no sábado, antes do amistoso internacional entre Palmeiras e Ajax (Holanda).

A concentração começará às 11h da manhã, em frente ao Estádio Palestra Itália, na Rua Turiassú, e o cortejo arrastará milhares de torcedores até o Pacaembú, onde acontecerá a cerimônia de canonização do Santo alviverde – São Marcos de Palestra Itália. Tudo embalado pela bateria das torcidas organizadas do Palmeiras. Amém.

De São Paulo, Fernando Borgonovi