Sem categoria

El Salvador: Arena vence legislativas por estreita margem

A Aliança Republicana Nacionalista (Arena) ganhou as eleições legislativas deste domingo (11) em El Salvador com uma estreita vantagem sobre a Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN).

O Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) divulgou esta madrugada os resultados das eleições para a Assembleia Legislativa, enquanto continua a apuração dos votos para as 262 prefeituras da nação.

Apuradas 95,31% das atas, o Arena atingia 39,71% dos votos e a FMLN 36,80, com o qual obtiveram 33 e 31 deputados, respectivamente, em um parlamento de 84 cadeiras.

Quanto aos 14 departamentos do país, o Arena conseguiu oito e a FMLN, seis, enquanto em Chalatenango a vantagem dos primeiros é mínima e estão quase empatados, 36,36 contra 36,28%.

O Arena obteve maior votação em duas localidades que contribuem mais legisladores, San Salvador e La Liberdad, com 24 e 10, respectivamente.

Os votos obtidos pelo Arena foram 856.528, enquanto a FMLN obteve 793.833, cifras que subirão ligeiramente quando terminar a contagem das cédulas.

Em uma primeira avaliação dos resultados das eleições, o secretário geral da FMLN, Medardo González, assinalou que esses resultados refletem um empate técnico e a correlação de forças do país nos últimos anos.

González sublinhou que a FMLN continuará trabalhando para garantir a continuidade das mudanças a favor do povo, impulsionadas desde 1 de junho de 2009.

As eleições legislativas confirmaram como terceira força à Grande Aliança pela Unidade Nacional (GANA), com 9,59% dos votos e 11 deputados, que a convertem em uma espécie de fiel da balança no parlamento.

Em quarto lugar ficou o Acordo Nacional (CN) – ex-Conciliação Nacional –, com 7,19% e seis legisladores.

Os partidos da Esperança (PES) – ex-Democrata Cristão – e Cambio Democrático (CD) conseguiram um deputado cada um, com 2,77 e 2,13%, respectivamente.

As demais cadeiras a deputados ficaram nas mãos de uma coalizão entre o PES e o CN.

Os outros dois partidos participantes, Nacional Liberal e Popular, obtiveram 0,66 e 0,50% dos votos.

Cinco candidatos não partidários, que competiram pela primeira vez nas eleições salvadorenhas, obtiveram percentagens mínimas que oscilaram de 0,03 a 0,20%.

Enquanto isso, durante esta madrugada continuam as apurações para as prefeituras, mas em muitas das comunas já há resultados irrreversíveis, de acordo com os dados do TSE.

Nas eleições de 18 de janeiro de 2009, o Arena ganhou em 122 municípios e a FMLN em 96.

Fonte: Prensa Latina