Carlos Augusto Patinhas  destaca programação dos 90 anos do PCdoB

A discussão e aprovação do documento sobre os 90 anos de fundação do PCdoB foi um dos temas da reunião do Comitê Central do PCdoB, realizada no último final de semana em São Paulo. Em entrevista ao Vermelho/CE, o presidente Estadual do PCdoB no Ceará, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), falou sobre os demais assuntos discutidos durante o encontro.

Além de Carlos Augusto, também participaram do encontro o Senador Inácio Arruda, o Deputado Federal Chico Lopes e a sindicalista Marta Brandão, todos membros do Comitê Central. Na pauta da reunião, o balanço das atividades políticas e festivas em comemoração aos 90 anos de fundação do PCdoB, a discussão e aprovação do documento sobre a trajetória do Partido ao longo de nove décadas de atuação, além do debate em torno do projeto do PCdoB para 2012, com o objetivo de reforçar as candidaturas comunistas nas próximas eleições.

Leia também:

Direção Nacional do PCdoB aposta na candidatura de Inácio Arruda
 

90 anos: Balanço das festividades

Fundado em 25 de março de 1922, as comemorações em torno dos 90 anos do PCdoB marcaram todo o mês de março e prosseguem até abril. Em todo o país, diversas atividades festejaram a data. “Foram inúmeras manifestações, mas podemos destacar como grandes acontecimentos com especial repercussão a solenidade nacional realizada no Rio de Janeiro e a Sessão Solene no Congresso Nacional. Aqui no Ceará, a homenagem na Assembleia Legislativa também teve grande impacto nacional”, ressalta Patinhas que cita ainda o programa partidário exibido no rádio e na TV como destaque na programação em comemoração aos 90 anos do PCdoB.

De acordo com o dirigente comunista, exaltar a trajetória do Partido vai além de sua militância. “Essas atividades tiveram avaliação positiva em todo o mundo político. Trata-se da comemoração de um Partido com atuação mais longa na história do Brasil, que viveu 62 anos na clandestinidade com centenas de militantes e dirigentes mortos e torturados e, apesar disso, com atuação ininterrupta”.

As atividades ainda continuarão ao longo de todo o ano. No Ceará, em abril, estão programados um jantar festivo em comemoração aos 90 anos do PCdoB e ainda um debate sobre os 40 anos da Guerrilha do Araguaia. No cenário nacional, a programação terá seu ponto alto nos dias 20 e 21 de abril quando, em São Paulo, acontecerá o debate “PCdoB 90 anos: em Defesa do Brasil, da Democracia e do Socialismo”. Além disso, ainda está aberta a exposição iconográfica no Congresso Nacional que conta através de imagens parte da trajetória do Partido ao longo desses 90 anos. “Nós iremos trazer esta exposição para Fortaleza e deveremos disponibilizá-la também em outras cidades do Ceará. Trata-se de 39 banners com imagens que marcaram a trajetória do PCdoB”, informa Patinhas.

Documento comunista

Outro tema discutido durante a reunião do Comitê Central do PCdoB foi o documento que deverá ser apresentado no encontro de São Paulo, em abril deste ano. “Trata-se de um documento discutido a varias mãos, durante meses, que conta a nossa história e apresenta um novo caminho para o socialismo”, informa Carlos Augusto Diógenes.

Segundo Patinhas, o documento, que recebeu 98 emendas, busca apresentar a história do PCdoB dividido em quatro partes. Na primeira, situa a história do Partido no contexto da história do Brasil; a segunda resgata o legado do PCdoB para o país. Na terceira parte, o documento apresenta os ensinamentos que os comunistas extraíram da rica trajetória do Partido, através de acertos e deficiências; enquanto a quarta parte traz uma orientação atual, mostrando o caminho que o PCdoB deve percorre visando a construção de uma sociedade socialista. “Este documento será apresentado em formato de livro e o consideramos uma referência histórica para a luta dos trabalhadores e povo brasileiro”, analisa Carlos Augusto.

De Fortaleza,
Carolina Campos