Lula Morais comemora nomeação da Comissão Nacional da Verdade

 Na sessão plenária da Assembleia Legislativa desta sexta-feira (11/05) o deputado Lula Morais (PCdoB) comemorou a constituição da Comissão Nacional da Verdade, pela presidente Dilma Rousseff, que aconteceu ontem (10). “Dilma nomeou os integrantes desse importante colegiado que pretende esclarecer violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988”, afirmou.

Segundo o parlamentar, a Comissão da Verdade vai contar com sete membros: o ex-ministro da Justiça, José Carlos Dias; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Gilson Dipp; a advogada, Rosa Maria Cardoso da Cunha; o ex-procurador-geral da República, Cláudio Fonteles, o diplomata, Paulo Sérgio Pinheiro; a psicanalista, Maria Rita Kehl e o jurista, José Cavalcante Filho. “Os membros foram escolhidos pela presidente, a partir de critérios como conduta ética e atuação em defesa dos direitos humanos”, ressaltou.

O deputado frisou que a instalação oficial da Comissão será oficializada em cerimônia realizada na próxima quarta-feira (16/05), às 11h. “Os trabalhos desta Comissão serão árduos já que esta vai enfrentar desafios como o desaparecimento de documentos e arquivos com informações importantes e, oposição de setores conservadores da Ditadura Militar. Mas estaremos apoiando e lutando pela responsabilização daqueles que cometeram crimes contra os direitos humanos”, salientou.

Em aparte, a deputada Eliane Novais (PSB) comemorou a nomeação da Comissão Nacional da Verdade. “Esperávamos ansiosos pela Comissão e parabenizo Dilma pela iniciativa. Vamos procurar agora instituir a Comissão Memória, Verdade e Justiça aqui na Casa para podermos nos associar à Comissão da Verdade e trocar informações”, afirmou.

Fonte: Assembleia Legislativa