Deputado Osmar Júnior destaca a instalação da Comissão da Verdade

O deputado federal Osmar Júnior (PCdoB-PI) elogiou esta semana a instalação da Comissão Nacional da Verdade, responsável por apurar as violações de direitos ocorridas entre 1946 e 1988, período que compreende os chamados "Anos de chumbo".

Ele disse que a frase da presidenta Dilma, proferida durante discurso na solenidade de instalação da Comissão, revela bem o propósito do Governo de esclarecer fatos do passado . “Não nos move o desejo de reescrever a história, mas a necessidade de conhecê-la". A presidente afirmou que o Brasil não pode se furtar de conhecer a totalidade de sua história. "Merecem a verdade aqueles que perderam amigos e parentes como se eles morressem de novo sempre, a cada dia", falou.

Para Osmar, este é um momento ímpar da história recente do país e representa uma importante conquista do povo brasileiro. “É um ato que vai consolidar a nossa democracia”, falou. Segundo ele, o trabalho da Comissão da Verdade vai permitir que as novas e futuras gerações entendam o que aconteceu na história do Brasil naquele período sombrio. “ São fatos que nunca mais devem ser repetidos”.

Os sete integrantes da Comissão da Verdade, com ajuda de 14 auxiliares, terão a missão de ouvir depoimentos em todo o País, requisitar e analisar documentos que ajudem a esclarecer os fatos da repressão militar. O prazo para o trabalho de investigação é de dois anos. O grupo também terá poderes de requisitar informações públicas, não importando se protegidas por sigilo, e até convocar pessoas, incluindo os militares e ex-guerrilheiros.

Do Caderno Vermelho Piauí