Renildo disputa a reeleição com apoio de 21 partidos
Nestas eleições, o Partido Comunista do Brasil mantém o protagonismo na cidade de Olinda. A Olinda Frente Popular contará com o apoio de 21 partidos políticos na candidatura à reeleição do prefeito Renildo Calheiros. Além da ampla coligação, haverá dez chapas de candidatos a vereadores, destas, oito estão coligadas e duas serão independentes, no total, são cerca de 280 candidatos a vereador.
Publicado 09/07/2012 17:59 | Editado 04/03/2020 16:56
Além do PCdoB, o candidato Renildo conta com o apoio do PT, com Enildo Arantes como vice-prefeito, e reafirma aliança com os seguintes partidos: PSB, PV, PDT, PTB, PR, PSDB, PP, PSD, PPS, PRB, PRTB, PRP, PTC, PHS, PTN, PSDC, PTdoB, PPL e o PMN. Segundo o prefeito, ficou evidente que o partido comunista continuará mantendo a unidade política em torno do ousado projeto político que tem proporcionado avanços singulares no cotidiano da população. “Esse apoio facilitará a obtenção de recursos para a melhoria da nossa Cidade”. Já para a deputada federal Luciana Santos, uma das coordenadoras da campanha, o conjunto destas forças merece destaque. “Este momento celebra uma nova agenda em Olinda, representada pelo novo leque de forças que se apresenta nesta campanha. Estamos vivendo um momento singular e Olinda não vai negar fogo”, afirmou.
De acordo com o presidente do PCdoB em Olinda, Luciano Moura, o apoio dos partidos reforça uma expectativa positiva em torno das eleições deste ano. “Será uma disputa difícil, mas Renildo tem grandes chances de vencer, pois conseguiu consolidar a maior frente popular do Estado contando ainda com o apoio de personalidades expressivas, como a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula, o governador Eduardo Campos e os senadores Humberto Costa e Armando Monteiro”, explicou.
Este ano, o terceiro maior colégio eleitoral de Pernambuco terá na disputa além de Renildo Calheiros apoiado, Isabel Urquisa (PMDB e o PSL) e empresário Armando Sergio (DEM).
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA
Na Convenção Eleitoral da Olinda Frente Popular, realizada no dia 29 de junho, o prefeito Renildo Calheiros se referiu a essa consonância partidária como o resultado de um ótimo histórico de conduta política dos comunistas desde que assumiram a gestão da Olinda. “Nenhum governador de Estado se anima em destinar recursos para uma cidade envolvida em denúncia, em apuração de irregularidades. Ainda essa semana, já no apagar das luzes, no limite do ano eleitoral, eu consegui 16 milhões junto ao Governo Federal e mais 8,5 milhões junto ao Governo do Estado. Sem falar que a nossa deputada federal e ex-prefeita de Olinda, Luciana Santos, conseguiu mais dois milhões para serem investidos na cidade de Olinda”, enfatizou Renildo.
Diante deste pano de fundo, onde a moral partidária faz diferença para os eleitores na hora do voto, ao mesmo tempo em que estimula os líderes comunistas a novos desafios e os satisfaz pela consciência do dever cumprido, Renildo declarou: “São 12 anos de governo e você procura uma denúncia onde o prefeito seja acusado de irregularidades e não acha. Você procurar uma acusação de desvio de recursos e não acha. Você procura uma denúncia onde o prefeito é acusado de má aplicação de recursos público e não acha. Isso me enche de orgulho porque eu posso olhar nos olhos de cada um de vocês e dizer que eu tenho procurado honrar com a confiança que vocês depositaram quando me elegeu prefeito da cidade de Olinda no primeiro turno”.
RESPONSABILIDADE COM O POVO
Renildo e Enildo Arantes
Durante os últimos anos, Renildo tem usado seu prestigio junto aos Governos Federal e Estadual para arrecadar recursos, pois, segundo ele, Olinda tem poucos recursos próprios e problemas de uma cidade grande. Até agora, Luciana e Renildo são responsáveis por importantes mudanças que fazem a diferença no bem estar do povo olindense. “Você sabe que não pode resolver todas as coisas em um só tempo, nem no meu governo e em nenhum outro na história. Ainda mais uma cidade pobre e sem recursos como é a nossa. Há conflitos, mas é necessário estabelecer prioridades. São quase 34 canais cortando a cidade que a prefeitura precisa limpar. Governar uma cidade é cuidar de toda a problemática da saúde, com mais de 60 unidades funcionando ao mesmo tempo. Governar uma cidade é cuidar de mais de 100 prédios da educação – são 52 escolas distribuídas em mais de 100 prédios. Governar uma cidade é governar toda essa complexidade e conseguir dinheiro para fazer o que é necessário. Olinda virou um canteiro de obras, e se continuar nesse ritmo, daqui a alguns anos, será uma das melhores cidades para se viver e morar no Estado de Pernambuco porque nenhuma outra tem feito tanto investimento em saneamento, drenagem e pavimentação como está sendo feito aqui”, explicou o prefeito.
A campanha
Neste ano, Renildo pretende realizar uma campanha mais ampla que mostre ao povo como a Cidade de Olinda tem mudado. “Vamos fazer uma campanha cara a cara, indo de casa em casa, indo de porta em porta, sem mentir pra ninguém. O que nós fizemos, vamos mostrar que está feito. O que nós estamos fazendo, nós vamos mostrar a obra que está sendo feita. E aqueles lugares onde nós não conseguimos chegar, farão parte das nossas prioridades e vão fazer parte das ações de governo a partir do ano que vem. Outros tiveram oportunidade de fazer e não fizeram. Nós estamos fazendo. Vamos ter oportunidade de concluir as obras que começamos e iniciar projetos novos para os quais já consegui recursos”, salientou.
Apesar do reforço político, o candidato á reeleição afirma que não fará uma campanha arrogante, com a certeza de uma grande vitória. “Nós vamos fazer uma campanha com humildade, ouvindo as pessoas. Temos uma eleição dura pela frente. A vitória se constrói passo a passo, voto a voto, com argumento, mostrando o que foi feito e o que pode ser feito e tendo paciência para aguardar e acompanhar a evolução da posição de cada um, sem mentir para ninguém, fazendo campanha com a verdade”, concluiu.
Perfil
Renildo Calheiros se formou em Geologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1979. Seu primeiro mandato foi em 1988 como vereador de Recife. Entrou na Câmara Federal em 1990, onde cumpriu três mandatos como deputado federal e agora, disputa à reeleição a prefeitura de Olinda.
Abaixo, assista ao vídeo que foi apresentado durante a Convenção da Olinda Frente Polupar, no Mercado Eufrasio Barbosa que contou com participação de duas mil pessoas.
Do Recife,
Elaine de Paula.