Maestrio e Marcos Lessa são as atrações do Retratos do Vento
Maestrio e Marcos Lessa são as atrações deste sábado (21), do projeto Retratos do Vento. O evento, uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), tem início a partir das 18h30, no Anfiteatro Flávio Ponte, na Volta da Jurema, Avenida Beira-Mar.
Publicado 20/07/2012 09:51 | Editado 04/03/2020 16:29
Representantes de diferentes gerações e estilos musicais de Fortaleza, Maestrio e o cantor e compositor Marcos Lessa se encontram na edição deste sábado, do “Retratos do Vento”, oportunidade para o público desfrutar o trabalho de um baterista de formação plural, em que influências jazzísticas convivem harmonicamente com a dedicação ao samba-rock e um cantor da novíssima safra de valores musicais do Ceará, com um timbre especial e uma musicalidade calcada tanto na canção cearense quanto em referências clássicas do samba.
Maestrio é formado por três renomados músicos da cena de Fortaleza, de diferentes instrumentos, vivências e influências artísticas, mas de horizontes musicais convergentes, em um projeto voltado à música instrumental de qualidade, entre a tradição e a busca da novidade. Edson Távora (teclado), Zé do Norte (um mestre do acordeom) e Luciano Franco (violão e contrabaixo) compartilham temas próprios e releituras em novos arranjos para a obra de grandes compositores do Ceará e do Brasil. Nesta participação no projeto Retratos do Vento, o Maestrio presta tributo às festas juninas e aos 100 anos de Luiz Gonzaga, com músicas dele e de outros mestres nordestinos, como Dominguinhos, Dorival Caymmi e Capiba.
Uma das mais aplaudidas revelações da nova música de Fortaleza, Marcos Lessa iniciou sua carreira musical em 2007, aos 17 anos, quando lançou o CD “Olhares da Vida”, com musicas e letras de sua autoria e da cantora e compositora Clarissa Araripe. No período de 2007 a 2010, dedicou-se no aprimoramento da sua voz, através do estudo de técnica vocal. Em 2010, conhece o compositor e instrumentista Manassés de Souza, que o convida para montarem um projeto de shows cantando o “Pessoal do Ceará”. Em maio de 2010, em parceria com o escritor e publicitário Ricardo Alcântara e com o pianista Sávio Dieb, lança o CD “Luzazul”, com participações de Manassés e Lúcio Ricardo.
Ao longo do ano de 2010, realizou shows de homenagem a Dorival Caymmi com instrumentistas consagrados na cena de Fortaleza, como Márcio Resende, Pádua Pires, Denílson Lopes, Thiago Almeida e Cainã Cavalcante. Em 2011 cantou para 40 mil pessoas no show de aniversario de 285 anos de Fortaleza, promovido pela Secultfor, na Praia de Iracema. Em 2012 recebeu o prêmio de aclamação popular por sua música “Pra Quando eu Voltar”, no I Festival de Música da Assembleia Legislativa do Ceará, e realizou o show “70 anos com Clara Nunes”, que lotou o anfiteatro Dragão do Mar. Marcos Lessa participa do “Retratos do Vento” levando ao público da capital cearense sua voz de timbre privilegiado e sua presença de palco, de precoce maturidade e natural elegância.
Serviço
Retratos do Vento com Maestrio e Marcos Lessa
Data: 21 de julho (sábado)
Horário: 18h30
Local: Anfiteatro Flávio Ponte, na Volta da Jurema, Avenida Beira-Mar
Entrada franca.
Fonte: Secultfor