Polícia vai fechar saídas de Brasília em setembro

Medida tem como objetivo combater o sequestro-relâmpago.

As principais saídas de Brasília terão pontos permanentes de bloqueio policial a partir de setembro. A medida foi anunciada pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal na sexta-feira passada e tem como objetivo combater a prática do crime de sequestro-relâmpago, em crescimento no DF.

Nos pontos, policiais vão abordar veículos de forma preventiva, revista o interior dos automóveis, conferindo documentos e cruzando informações com a base de dados de veículos roubados.

De acordo com o secretário de Segurança, Jooziel Freire, hoje a saída de Brasília mais utilizada pelos sequestradores é a Norte, que liga o Plano Piloto a Sobradinho e Planaltina. A BR-040, na Saída Sul, já foi mais utilizada até receber reforço do monitoramento policial, que será ainda mais reforçado.

Apenas entre os dias 1 e 24 de agosto, foram registrados 43 casos de sequestro-relâmpago de moradores do DF, uma média de quase dois por dia.

De acordo com a secretaria, a explosão dos sequestros-relâmpagos é um reflexo do combate mais ostensivo ao tráfico de drogas, o que levou muitas quadrilhas a migrarem de crime.

Os sequestros geralmente são praticados por menores de idade que integram quadrilhas maiores do Entorno. O objetivo é levar os automóveis para serem adulterados e revendidos fora do DF. As vítimas são retidas e abandonadas em áreas remotas apenas para retardar a denúncia.