Aprovação das gestões Serra cai; Marta e Lula mantêm índices
Além do alto índice de rejeição e da queda nas intenções de votos na disputa pela Prefeitura de São Paulo, o tucano José Serra tem amargado também uma diminuição significativa na avaliação de suas gestões passadas.
Publicado 06/09/2012 10:37
Segundo a última pesquisa Datafolha, encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo, o índice de aprovação de sua gestão como prefeito (2005 e 2006) é, hoje em dia, de 30%. Em abril de 2006, porém, 42% dos entrevistados aprovavam sua administração.
A avaliação do tucano no governo estadual (2007-2010) também sofreu queda. Em março de 2010, 48% aprovavam o governo de Serra. Na última pesquisa realizada, o número passou de 36%.
Gestão Kassab
A administração de Gilberto Kassab (PSD), vice de Serra em 2004 que se tornou prefeito com a renúncia do tucano, também não foi bem avaliada na pesquisa. Cerca de 48% afirmaram acreditar que a administração de Kassab foi ruim ou péssima, recorde negativo do atual prefeito. A rejeição contribuiu para a queda de popularidade de Serra, que tem um projeto político para São Paulo alinhado à atual administração Kassab.
A pesquisa foi realizada nos dias 3 e 4 de setembro, com 1.078 entrevistados, e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número SP-00711/2012.
Aprovação de Marta e Lula
Enquanto Serra despenca, a ex-prefeita Marta Suplicy (PT) manteve a taxa de aprovação de sua gestão, que era de 49% no fim do mandato e atualmente é de 50%. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também segue com a mesma avaliação de seu trabalho na Presidência. Em 2010, a aprovação era de 76%, e hoje é de 74%. Por conta da margem de erro, as avaliações seguem sem mudanças. Tanto Lula quanto Marta participam da campanha do candidato do PT em São Paulo, Fernando Haddad.
Fonte: Terra