Vereador pede apuração da venda de lugares nas UBS

Há denúncias de suposta venda de vagas para atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Parnaíba.

Fernando Gomes - Divulgação
A Câmara Municipal de Parnaíba aprovou durante a sessão ordinária desta quinta-feira (06) o requerimento 080/2012, de autoria do vereador Fernando Gomes, solicitando providências junto a Secretaria Municipal de Saúde a respeito de denúncias da suposta venda de vagas para atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

A matéria cobra da gestora da pasta, Ivonete Beltrão, a averiguação da informação de que pessoas estão vendendo lugares na fila de alguns postos de saúde. O fato estaria fazendo com que populares sem condições de pagar passem a noite nos arredores das unidades para conseguir uma consulta médica.

O texto pede que, caso o problema seja confirmado, a secretária tome as devidas providências para saná-lo. Na discussão do requerimento, o vereador Antônio Cardoso lembrou a pouca quantidade de profissionais de saúde disponíveis e o vereador Gustavo Lima acrescentou que a cidade deve ganhar mais sete postos em breve.

Ainda durante a sessão, foi apresentado no plenário o Projeto de Lei n° 3.599/2012, do vereador Fernando Gomes, pedindo a “instituição de uma Política de Qualidade na Gestão Púbica” de órgãos em atividade no município. O projeto foi encaminhado para apreciação nas comissões do legislativo.

Também foi aprovado um requerimento verbal do vereador Antônio Cardoso, solicitando à Secretaria de Serviços Urbanos e Defesa Civil, através do secretário Paulo Roberto de Meireles, a recuperação do calçamento da via de acesso ao conjunto Cândido Ataíde, situado na região do bairro Igaraçu.

Além dos vereadores já citados, estiveram presentes João Câncio Neto, Evalto Linhares e a presidente da casa, vereadora Neta Castelo Branco. A sessão foi acompanhada por um grupo de estudantes do Colégio Diocesano de Parnaíba.