Otan passa prisão de Bagram ao governo afegão

O Pacto Militar do Atlântico Norte (Otan) entregou às autoridades a prisão militar de Bagram, onde estão detidas mais de três mil pessoas.

Em uma cerimônia oficial, o general John Allen, chefe da OTAN em Cabul, transferiu o comando do presídio ao ministro afegão de Defesa, Inayatulá Nazari, e ao chefe do exército, Sher Mohammad Karimi.

Bagram, a cerca de 60 quilômetros ao norte de Cabul, é sede também da maior base militar estadunidense neste país ocupado e uma das mais sofisticadas em toda a região.

Tanto a guerrilha afegã como organizações de direitos humanos denunciaram que a instalação é centro de torturas e maus tratos aos detentos, inclusive sem processo judicial.

Em fevereiro deste ano, vários militares dos Estados Unidos queimaram exemplares do Alcorão, o que gerou protestos em massa em Cabul e no resto do país e uma vasta repressão policial.

A transferência de comando, solicitada pelo presidente Hamid Karzai há mais de seis meses, não tinha sido efetuada porque não foram concretizados acordos com os Estados Unidos a respeito, entre eles a permanência sem prazo fixo das forças militares de Washington.

Segundo denúncias publicamente conhecidas, tanto Washington como Cabul fizeram acordos secretos nesse sentido, os quais criaram incerteza sobre a anunciada retirada das forças estrangeiras do país em 2014.

Fonte: Prensa Latina