Enviado da ONU enfatiza papel do Irã na solução da crise síria

O papel positivo do Irã nos acontecimentos sírios foi enfatizado pelo enviado especial da ONU, Lakhdar Brahimi, durante uma conversação com o chanceler iraniano, Ali Akbar Saleji, revelaram neste domingo (9) fontes oficiais em Teerã.

Durante uma conversação por telefone, o chanceler iraniano discutiu com o diplomata os últimos acontecimentos na Síria, assinala uma nota difundida pela agência noticiosa oficial Irna.

Para Brahimi, que expressou sua esperança de que "todas as partes envolvidas ajudem a estabelecer a segurança na Síria e a paz na região", a única solução possível para o conflito nesse país árabe é política.

Brahimi chega neste domingo ao Cairo, onde se entrevistará com o presidente egípcio, Mohamed Morsi, e o secretário-geral da Liga Árabe, Nabil El Arabi, segundo uma agenda a que teve acesso a Prensa Latina.

Morsi e a Liga Árabe querem a renúncia do presidente sírio, Bachar Al Assad, uma possibilidade descartada por Damasco, que acusa as potências ocidentais, a Turquia e países árabes do Golfo Pérsico de treinar, armar e apoiar os elementos armados que tratam de derrocar o governo legítimo.

O novo mediador da ONU é de origem argelina e mediou a guerra civil libanesa (1975-1990) e o conflito afegão e substitui como mediador na crise síria o ex-secretário-geral da ONU Koffi Annan, que renunciou a continuar suas gestões semanas atrás.

Os Estados Unidos, seus aliados atlânticos e os do Oriente Médio são contrários à participação de Teerã nas negociações para restabelecer a ordem na Síria, mas a Rússia e o mandatário egípcio consideram que contribuiria para encontrar uma solução satisfatória.

Prensa Latina