Nicolás Maduro destaca sucessos da Venezuela em 2012
O Vice-presidente Executivo da Venezuela, Nicolás Maduro, destacou nesta terça-feira (1) os lucros do país no ano de 2012, tomando em conta o debate do programa da pátria, a economia e os processos eleitorais realizados.
Publicado 02/01/2013 10:28
Em entrevista exclusiva com a corrente multinacional Telesul em Havana (Cuba), Maduro qualificou o período recém-finalizado como "em um ano de grandes lutas" e avanços.
O também chanceler mencionou o resultado das eleições regionais do dia 16 de dezembro, onde o socialismo se consolidou em 20 das 23 governações disputadas, incluindo algumas das que estavam em mãos da direita.
A respeito, ressaltou o triunfo do Grande Pólo Patriótico em governações como Zulia, Táchira, Carabobo, Monagas e Nova Esparta.
Ao referir à economia, Maduro destacou que de uma meta de crescimento de cinco por cento no Produto Interno Bruto (PIB), se chegou à prática com 5,5 por cento, com um controle da inflação em níveis inferiores a 20%. Unido a isso, esta taxa de desemprego de 6,4 por cento da população ativa, acrescentou.
Em 2012, disse, foi também no ano da consolidação das grandes missões, boa parte das quais são para englobar o esforço em função de objetivos concretos, como vencer a pobreza extrema e a pobreza.
Entre elas mencionou a Grande Missão Moradia Venezuela, que levou à entrega no ano de 2012 de 200 mil 080 unidades habitacionais para os mais pobres.
No âmbito internacional, reconheceu o rendimento oficial do país no Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a consolidação da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba). Também expôs os avanços da União de Nações da América do Sul (Unasul) e da Comunidade de Estados da América Latina e do Caribe (Celac) que já cumpriu em seu primeiro ano.
Fonte: Prensa Latina