Mídia Sarney contra Edivaldo

Editorial do Jornal Pequeno (São Luís) mostra ataque dos meios de comunicação dominados pelo grupo Sarney

Outra página inteira do jornal O Estado do Maranhão foi dedicada a desancar o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior. O prefeito preferiu, em seu discurso de posse, preservar a administração Roseana Sarney de quaisquer críticas. Nem mesmo sobre os terríveis indicadores sociais do Maranhão e seus efeitos na gestão da capital disse nada.

A trégua, ao que parece, não foi aceita, pois o jornal, blogs e microblogs alinhados ao governo que, no anteceder do ano novo, isto é, antes mesmo da posse, massacraram o prefeito, deram continuidade ontem à tentativa de desmonte da imagem pública de Edivaldo Holanda Júnior. O único trecho da página não dedicado à devassa foi o ‘abre’ da coluna Estado Maior, no qual fizeram uma inconsistente apologia do “melhor governo da vida dela”. Com isso, provavelmente, buscam implodir o sentido das parcerias pronunciadas, enquanto fingem que estenderam o tapete governamental para o prefeito.

Na coluna, falam de unidade entre Lobão, Gastão Vieira e Luís Fernando Silva, personagens que travam uma briga de foice no escuro pela indicação do grupo Sarney para disputar o governo do Estado. E o resto é o paraíso. Segundo eles, Roseana realiza um governo de acertos, com resultados visíveis nas mais diferentes áreas, inclusive a segurança pública. Essa é de doer. É claro que todos os cadáveres dos finais de semana, do Natal e do ano-novo são particularmente visíveis! Como também é visível a debilidade social do Maranhão depois de quatro governos piores de nossas vidas. O prefeito está administrando há dois dias e já errou em tudo, e Roseana, com mais de uma década, transformou o estado nesta maravilha sem água potável, desestabilizada por apagões, fulminada pela grilagem e pela pistolagem, sem aeroportos dignos de sua vocação turística, vocacionada à corrupção eleitoral e assim por diante e mais adiante ainda.

Uma decisão como a de suspender o pagamento de fornecedores por 60 dias, a fim de alinhar a Prefeitura economicamente, é citada quase como um crime; o recadastramento do funcionalismo, ato administrativo inevitavelmente já praticado por todos os gestores do país, é explicado como anúncio de demissão em massa. Pelo visto, não vai haver contemplações e o governo vai insistir na estratégia de usar dois pesos e duas medidas contra o prefeito de São Luís. O governo quer vencer a eleição de 2014 e, para tanto, precisa que até lá Edivaldo Holanda Júnior faça uma péssima administração. E não duvidem que os esforços nesse sentido vão levá-los à exasperação.

A impressão que fica é que os acenos de parceria por parte do governo do Estado não passam de mistificação, pois a governadora é a dona do jornal, do Sistema Mirante inteiro. Como prevíamos antes, eles parecem dispostos a desossar politicamente, administrativamente e, se duvidar, até moralmente, o novo prefeito de São Luís. O resto é conversa para boi dormir.

Fonte: Jornal Pequeno