Wagner pede que baianos combatam a seca economizando água
O governador Jaques Wagner pediu para os baianos economizarem água, como uma forma de ajudar a diminuir os impactos da seca no Estado, durante uma entrevista no programa Balanço Geral (Record Bahia), nesta segunda-feira (7/1). Segundo ele, todas as barragens estão operando com os níveis abaixo do normal, o que tem obrigado agricultores a interromper a irrigação.
Publicado 07/01/2013 17:25 | Editado 04/03/2020 16:17
A seca é o problema que mais aflige Wagner nesse início de ano. Ele acredita que, se a estiagem continuar até o mês de maio, além das perdas na agricultura, uma operação deverá ser montada para abastecer os municípios baianos com mais de 30 mil habitantes com a ajuda de carros-pipa.
Jaques Wagner lembrou, também, as medidas que o Governo da Bahia tem adotado para contornar os efeitos da seca. No último sábado (5), foi inaugurada a Adutora de Pedras Altas, no município de Capim Grosso, na região Centro-Norte, que teve investimentos de mais de R$ 40 milhões.
Já está em funcionamento também a Adutora do Algodão, que abastece a região de Guanambi, no Centro-Sul. Outras duas estão em fase de testes nos municípios de Irecê e Serrinha.
Em novembro do ano passado, 259 cidades baianas anunciaram situação de emergência por conta da seca, que foi considerada a maior dos últimos 50 anos.
De Salvador,
Erikson Walla