Unegro-RS faz balanço de sua atuação em 2012

A direção da Unegro-RS esteve reunida no dia 12/1, na Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre para debater e aprovar as resoluções da entidade referentes ao ano de 2013.

A reunião serviu para realizar um balanço das ações da Unegro neste último ano e projetar as ações da entidade para 2013. Conforme a Presidenta Estadual da Unegro, Elis Regina Vargas, “o ano que passou foi muito positivo para nossa entidade pois assumimos uma série de tarefas frente a vários conselhos e coordenadorias relacionadas à luta antirracista, sendo que a principal conquista foi a retomada do assento da Unegro no CODENE, nos colocando como a organização social do Movimento Negro mais respeitada no RS e também com a eleição da companheira Silvana Conti, militante da Unegro, da UBM e da Luta LGBT como presidenta do COMDIM, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.”

Ela destacou ainda a realização em 2012 do maior Congresso Estadual da Unegro, em Caxias do Sul, com cerca de 300 militantes unegrinos debatendo as propostas advindas do Congresso Nacional da entidade, cujo tema foi “Negras e Negros compartilhando o poder”. Neste Congresso foi renovada a direção e o estatuto que agora é presidencialista. “Elegemos a primeira mulher à frente da entidade e formamos um Conselho Deliberativo formado por mais de dez municípios gaúchos”, ressaltou Elis.

Ainda sobre o balanço positivo, a dirigente destacou ainda a participação no Fórum Social Temático no início do ano passado, pois além de duas oficinas – uma que debateu a homofobia e todas as formas de discriminação em parceria com a Liga Brasileira LGBT/UBM, também construiu uma importante oficina em Conjunto com o CONEN e com o MNU onde a pauta foi também foi Negras e Negros compartilhando o poder. Nesta ocasião ocorreu ainda, paralelamente oficina de embelezamento para as negras e negros e rodas de capoeira reafirmando o compromisso com a cultura brasileira.

A reunião prosseguiu com relatos e propostas dos presentes. O Secretário de Organização da Unegro, Geovani Machado fez um resumo com a análise política com as conquistas do movimento negro, destacando principalmente que “a década de 2000 é a década da vitória das cotas no país”. Conforme Machado, “o Movimento Negro, a partir do Governo de Lula avançou em muito na aprovação de políticas públicas voltadas às reparações históricas reivindicadas pelo Movimento Negro”, mas “há ainda muito a ser feito”, ressaltou.

Também foi aprovada na reunião o ingresso Professora Helenira, de Pelotas, no Conselho Deliberativo da Unegro RS. Com isso, as quatro maiores cidades do Rio Grande do Sul passam a integrar a Direção Estadual da Unegro ( Porto Alegre, Caxias, Canoas e Pelotas).

Seminário de planejamento

A Unegro participará do Fórum Social Temático, organizado pela prefeitura Municipal de Porto Alegre, que ocorre entre os dias 26 e 31 de Janeiro, com duas oficinas. No dia 27/01 realizará uma oficina interna de Planejamento Estratégico das Entidade, onde será elaborado um Plano de Ações da Unegro que contemple: a) Filiações (construção de um banco de dados com as listagens, nomes, endereços e contatos com os filiados, amigos e simpatizantes da Unegro); b) Finanças ( com a elaboração de um Planejamento Financeiro); c) Formação ( com a organização de um curso de formação para os militantes); d) Funcionamento da Unegro nas Frentes – Mulheres, Juventude/Cotistas, Trabalhadores, Cultura e Comunitária.

No final da reunião o membro da Direção da Unegro Porto Alegre, Negro Dil e o Presidente da Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre e do RS, Victo Hugo Amaro, assaram um churrasquinho para confraternizar o novo ano que se inicia e reafirmar o compromisso dos unegrinos com a luta antirracista.