UNE: Bienal conclui série de atividades estudantis em Pernambuco
Neste domingo (27), encerrou-se em Olinda-PE, a 8ª Bienal de Arte e Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE), fechando com chave de ouro a série de importantes atividades estudantis que envolveram o estado pernambucano neste mês de janeiro.
Publicado 28/01/2013 16:20 | Editado 04/03/2020 17:03

A Bienal foi encerrada com a Culturata, o bloco de rua "O Seu Cuca é Nóis" percorrendo as ladeiras de Olinda por 2% do PIB para a Cultura e pelo reconhecimento do forró como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
-Veja também vídeo exclusivo da TV Vermelho sobre a Culturata da UNE.
O bloco do Seu Cuca foi reforçado pelo Bloco das Conchitas, formado por cerca de 100 mulheres que tocam ritmos regionais como o maracatu. Elas aproveitaram o evento para lançar o tema que defenderão no carnaval deste ano: Mulheres do Mundo. Somaram-se ainda à Culturata a Orquestra de Frevo da cidade e os tradicionais bonecos de Olinda, que percorrem as ladeiras no carnaval.
A Bienal teve início na terça-feira, 22 de janeiro, e teve como homenageado o saudoso “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga; promovendo sua história e acervo musical. O evento apresentou diversos shows, atividades culturais, discussões e debates. Além de muita movimentação em prol de organizar os estudantes para a continuidade das lutas e do fortalecimento da entidade.
A maior parte da programação aconteceu no complexo do Carmo, em Olinda, tradicional ponto da cidade histórica pernambucana, que se transformou na “cidade dos estudantes” durante o evento.
O presidente da UNE, o carioca Daniel Iliescu, disse estar satisfeito com os eventos que a entidade organizou na cidade – a Bienal e o 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb), que ocorreu de 18 a 21 de janeiro. “Conseguimos firmar vários acordos e tivemos várias conquistas. O momento da Culturata agora é para refirmar tudo isso e defender as nossas bandeiras. É uma passeata contemporânea e atrativa”, acrescentou.
Coneb
As atividades da UNE em Pernambuco tiveram início com o Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB), que reúne os Centros Acadêmicos e Diretórios Acadêmicos do Brasil. O encontro teve recorde histórico com a inscrição de mais de 3.500 DAs e CAs de todo o país. Cerca de cinco mil estudantes participaram da plenária para definir os rumos do movimento estudantil para o próximo período.
No total foram apresentadas doze propostas para três grandes eixos, Conjuntura, Reforma Universitária e Movimento Estudantil. Após a votação dos delegados, foram definidas as diretrizes de reivindicações da UNE para essas áreas.
Foram realizados 23 debates, dois grandes atos, sendo um de lançamento da Comissão da Verdade da UNE e outro de encontro com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Segundo o presidente da entidade, Daniel Iliescu, o CONEB leva o movimento estudantil para uma postura consciente e combativa:
“A unidade da juventude tem sido uma grande característica de algumas das nossas lutas nos últimos anos, tendo como maior exemplo os 10% do PIB para a educação. O CONEB deixou claro que a vontade de avançar nessa pauta é enorme”, salientou o líder estudantil.
Fonte: UNE