Correa ressalta importância de Galápagos para o Equador
O presidente e candidato à reeleição equatoriano, Rafael Correa destacou a importância da região insular do Equador, Galápagos, para seus próprios cidadãos e do mundo, uma reserva vital da natureza.
Publicado 11/02/2013 14:58

"Devemos ter muitos cuidados com essa joia do planeta que é uma responsabilidade de cada governo no país, tanto para o Equador quanto para o planeta", disse Correa durante uma entrevista com a imprensa de Galápagos.
Correa destacou a importância desta região, embora não tenha uma porcentagem alta de votos na reta final, em campanhas eleitorais.
O presidente equatoriano salientou que Galápagos é organizada por um regime especial, que não foi estabelecido ainda por falta de um projeto de lei que está parado na Assembleia Nacional. “Nunca, em aliança no país, tivemos uma maioria parlamentar, por isso, insistimos em votar todos os 35 para evitar ter que lutar contra uma oposição insensata que não defende projetos importantes como este", disse ele.
Apesar disso, o governo tem garantido um helicóptero que tem salvado vidas (salvou 75 pessoas) e em breve disponibilizará um avião ambulância, além disso, Correia mencionou que trabalha ainda em outros planos de mobilidade e água potável.
Para governar com habilidade esta região precisa haver grandes capacidades e esforços em conjunto para articular e garantir que os benefícios necessários cheguem nesta área, disse ele.
Equador tem uma grande extenção de mar que ainda não foi investigado, para isso, a Secretaria do Mar foi habilitada para começar planejar trabalhos nestas áreas, mas não para a exploração destes recursos, explicou o presidente.
Correa anunciou ainda que está sendo construído um Instituto Politécnico orientado para o desenvolvimento tecnológico e científico. “Ele estará investindo fortemente em ciência e tecnologia e Galápagos não ficará de fora”, disse ele.
Quando perguntado sobre seus planos para um novo governo, o candidato à presidência contou que continuará a trabalhar para garantir os direitos registrados na carta magna. “O direito de aposentadoria, segurança social, são elementos que levam tempo para dar forma e organizá-lo como deveria, leva tempo, mas você tem que fazer valer os direitos garantidos pela Constituição, e vamos trabalhar nessa linha”, disse Correa.
Galápagos
As Galápagos (ou Arquipélago de Colombo) formam um grupo de 13 ilhas, das quais apenas quatro são habitadas, situadas no Oceano Pacífico a aproximadamente mil quilômetros a oeste da costa do Equador, país a que pertencem e ponto continental mais próximo.
A totalidade das ilhas constitui uma reserva de vida selvagem administrada pelo governo do Equador e que é, desde a visita de Charles Darwin, o principal laboratório vivo de biologia do mundo.
Fonte: Prensa Latina
Tradução da Redação do Portal Vermelho.