Justiça decreta prisão de presidente da Feira dos Importados

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) decretou ontem à tarde a prisão do presidente da Cooperativa da Feira dos Importados (Cooperfim), Damião Leite Soares.

De acordo com o Ministério Público, Damião Leite Soares é suspeito de praticar extorsão contra os feirantes, além de descumprir ordem judicial que bloqueia os bens da Cooperfim. Até o final da noite de ontem, o presidente da cooperativa estava foragido.

Com a promessa de que eles receberiam a escritura dos espaços que utilizam na feira, Damião é acusado pelo MP de cobrar mensalidades dos feirantes. O valor pago é referente ao financiamento dos terrenos e a gastos com energia, segurança e limpeza.

Escrituras

O terreno foi vendido pela Terracap à cooperativa em 2008 por R$ 47 milhões parcelados em 120 vezes. Segundo a lei, a área da feira não poderia ser dividida em lotes e comercializada e, por isso, os feirantes não têm nenhum direito a receber as referidas escrituras.

Em agosto de 2012, a promotoria denunciou 22 pessoas que fazem parte da direção da Cooperfim por formação de quadrilha e estelionato.

Na época, o promotor Mauro Faria chegou a afirmar que os cooperados estavam sendo enganados, pois não iriam receber a escritura da área que ocupam quando saíssem da cooperativa.