Pessoal da saúde recebe treinamento para grandes eventos
Profissionais participam de simulação de emergência e curso de capacitação.
Publicado 19/03/2013 09:47 | Editado 04/03/2020 16:40
Desde esta segunda-feira, a Secretaria de Saúde promove o 1° Curso e Simulado de Emergências para Atendimento em Estádio de Futebol. Com duração de dois dias, o treinamento ocorrerá na sede da Associação Médica de Brasília (AMBr), no Setor de Clubes Esportivos Sul. São 150 vagas para médicos e enfermeiros que atuam no atendimento a urgências e emergências. Essas ações buscam qualificar o atendimento à população durante as competições e abrangem, além do planejamento e organização da rede, a capacitação de servidores.
A programação do curso inclui palestras sobre acidentes e desastres com múltiplas vítimas, sistema de comando de incidentes e ações de vigilância em saúde nos eventos de massa.
O ponto alto será amanhã, com exercícios no Ginásio de Esportes Nilson Nelson, das 14h às 18h. A ideia é simular uma briga na arquibancada do ginásio com 250 vítimas. A finalidade é preparar os profissionais de saúde que participam do curso para atender os torcedores nesses casos. Antes do simulado, todos receberão orientações sobre a atuação.
Câmara Temática
Já nos dias 21 e 22, a Secretaria de Saúde apresenta na 10° Câmara Temática de Saúde, plano de ação desenvolvido para orientar os profissionais nesses acontecimentos esportivos. O encontro, realizado em parceria com o Ministério da Saúde, terá representantes de todas as cidades-sede e ocorrerá no Memorial JK e na AMBr.
O objetivo da Câmara Temática de Saúde, criada pelo Ministério da Saúde, é coordenar o planejamento de ações nacionais, estabelecer diretrizes gerais, metas e estratégias. Os integrantes da Câmara estão discutindo a elaboração de planos para conter epidemias, preparar campanhas preventivas sobre possíveis surtos em municípios que receberão os jogos e regiões turísticas próximas, e organizar as redes assistenciais pública e privada para atender as demandas durante o evento.
O encontro debaterá a vigilância e o controle sanitário nas fronteiras e pontos de imigração, como portos, aeroportos e postos terrestres, além de adequar os processos de controle sanitário em embarcações turísticas internacionais. Também vai mapear hospitais e postos de saúde disponíveis para atender a demanda da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. A expectativa é que 600 mil visitantes estrangeiros venham ao Brasil para o maior evento do esporte no mundo.
Para elaborar o Plano de Eventos de Massa do DF, a SES criou uma equipe especial com representantes das subsecretarias de Atenção à Saúde e de Vigilância à Saúde. A tarefa do grupo é propor planos de assistência pré-hospitalar e hospitalar, além de estratégias de vigilância epidemiológica e sanitária para prevenir surtos e epidemias e preparar respostas imediatas às emergências durante os acontecimentos esportivos. As ações não têm o objetivo de criar investimento específico para a Copa, mas avançar no processo de organização do Sistema Único de Saúde (SUS).