Audiência pública debate novas ferrovias na Região Sul
A Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável e a Frente Parlamentar Gaúcha de Apoio, Qualificação e Ampliação do Transporte Ferroviário da Assembleia Legislativa do RS realizam na segunda-feira (22/04), a partir das 13h30min, no Plenarinho do Legislativo, a audiência pública A Situação das Concessões do Transporte Ferroviário no Rio Grande do Sul e a Implementação da Ferrovia Norte-Sul.
Publicado 17/04/2013 11:08 | Editado 04/03/2020 17:09
Segundo o coordenador da Frente Parlamentar, deputado Raul Carrion (PCdoB), o encontro reunirá parlamentares da Frente Nacional de Apoio às Ferrovias, prefeitos, vereadores, entidades empresariais e conselhos de desenvolvimento regionais interessados no novo modelo ferroviário proposto pelo governo federal.
Na pauta do evento estão o traçado e a licitação do projeto de construção da Ferrovia Norte-Sul, a licitação para estudos da viabilidade da Ferrovia Litorânea e o atual sistema de concessões do setor. Participam também representantes da VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias S/A; Empresa de Planejamento e Logística S.A. – EPL; ambas ligadas ao Ministério dos Transportes; a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres; o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) ; a Frente Parlamentar Nacional Pró Ferrovias; representantes do CODESUL – Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul; a Secretaria da Infraestrutura e Logística do RS e outros representantes do Governo do Estado do RS.
Ferrovias
Em agosto do ano passado, o governo federal anunciou o Programa de Investimentos em Logística. O ambicioso projeto prevê um investimento em infraestrutura de R$ 133 bilhões. Somente em ferrovias, o programa prevê verbas de R$ 91 bilhões, sendo 56 bilhões nos próximos 5 anos e R$ 35 bilhões nos 20 anos seguintes. Os investimentos em ferrovias equivalem à construção de cerca de 10 mil quilômetros, duplicando o volume de ferrovias em efetivo funcionamento.
Segundo o presidente da Frente gaúcha, deputado Raul Carrion, o programa vai ao encontro de várias reivindicações do setor produtivo do país, dos parlamentares do Rio Grande do Sul , da Região Sul do País e da sociedade brasileira, com o resgate das ferrovias como alternativa logística, a quebra do monopólio na oferta de serviços ferroviários e a redução das tarifas. “É uma importante mudança de paradigma, com o reconhecimento de que o modelo logístico baseado nas rodovias está esgotado; de outra forma o aumento da competitividade da produção brasileira é fundamental nesse debate, que pode aumentar significativamente as exportações do país ”, disse Carrion.
Carrion explica que o debate agora gira em torno do estudo dos traçados e da alocação efetiva dos recursos necessários a execução das Ferrovias (pelo PAC da Norte/ Sul e PPP no caso da Ferrovia Litorânea); outra discussão fundamental é a viabilização de uma Ferrovia Leste/Oeste ligando os oceanos Atlântico e Pacífico; encurtando distâncias à exportação dos produtos brasileiros gerando desenvolvimento, emprego e renda no país.
De Porto Alegre,
Isabela Soares