Paraguai lança Plano Antissabotagem para eleições de domingo
O Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE) do Paraguai anunciou, nesta quarta-feira (17), que está em vigor um “Plano Antissabotagem ” para garantir que as eleições do próximo 21 de abril transcorram normalmente.
Publicado 17/04/2013 15:10

Do ponto de vista técnico, a diretora de informação do Tribunal, Delia Mora, defendeu que está totalmente assegurada a transmissão rápida dos resultados dos colégios eleitorais que se realizará via Internet contando para isso com conexão para três provedores diferentes.
O projeto elaborado conhecido como Sistema de Transmissão de Resultados Eleitorais está protegido, segundo Mora, contra qualquer interrupção do serviço de eletricidade, algo que geralmente ocorre naquele país, pelas deficiências na estrutura de distribuição energética do país.
“Existe um plano de contingência para o caso em que se registrem cortes de eletricidade”, assegurou a funcionária ao pontuar a existência de três geradores dedicados a fornecer a energia necessária para o processamento dos dados vindos das mesas de votação.
Por outro lado, um dispositivo especial de segurança estará a cargo da Polícia Nacional e outros organismos estatais, para onde se destinarão 11 mil agentes para assegurar a sede central e os centro de votação.
Esta será a primeira eleição após o golpe de Estado, que ocorreu em junho de 2012, e destituiu o presidente constitucional, Fernado Lugo, em uma operação política planejada pelos partidos tradicionais e que até hoje não foi esclarecida.
Com Prensa Latina