Seminário do PCdoB-MG demonstra a boa fase do Partido no estado
Com a participação de cerca de duzentas pessoas, o PCdoB Minas realizou no último sábado (27), em Contagem, o seminário Frente Institucional e Projeto Político Partidário. O evento contou com a participação expressiva de prefeitos, vereadores, lideranças partidárias e demais gestores públicos do PCdoB em todo o estado.
Publicado 29/04/2013 12:55 | Editado 04/03/2020 16:49

Os cenários de avanços proporcionados pelos dez anos de governos progressistas com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta Dilma Rousseff e os desafios de intensificar o desenvolvimento econômico e social estiveram no centro do debate. Renato Rabelo lembrou que atualmente a oposição encontra-se em situação de grandes dificuldades, com o declínio do PSDB e seus aliados, restando a imprensa como principal órgão de oposição a Dilma.
Neste ambiente, a principal candidatura alternativa surge na própria base do governo, gerando riscos para a continuidade do projeto nacional. Sobre isso, Rabelo foi incisivo: “O PCdoB não entra nesse jogo, não faremos o papel de desgastar e desunir o governo que ajudamos a construir. Sabemos qual é o nosso lado.”
A intervenção de Renato foi finalizada com a apresentação dos desafios mais imediatos do Partido: garantir gestões bem sucedidas nas prefeituras, tendo o desenvolvimento como eixo central, reeleger a presidenta Dilma, e ampliar a bancada federal comunista para a casa das duas dezenas, eleger um governador (Maranhão) e dois senadores. No caso de Minas Gerais, o desafio é dobrar as bancadas, passando a dois deputados federais e quatro estaduais.
Na sequência falou a presidenta estadual do PCdoB, deputada Jô Moraes, que abordou de forma mais detalhada os desafios do Partido em Minas. O bom momento do Partido foi comemorado pela deputada, que ressaltou a necessidade de reforçar a estrutura partidária, aumentando o contingente para 50 mil filiados, de forma organizada, a partir das bases. Neste processo, coloca-se como prioritária a estruturação do Partido nas 29 principais cidades do estado. Ela reforçou que os “candidatos e candidatas a deputado que quiserem ser eleitos, terão que construir estrutura de Partido para viabilizar o projeto".
A sucessão estadual também foi abordada por Jô, que celebrou a unidade já estabelecida entre PT, PMDB e PCdoB. Além da boa articulação estabelecida entre os partidos, Jô lembra que o ministro Fernando Pimentel já se encontra disparado na frente, e que a participação do senador Clésio Andrade, do PMDB, pode ocorrer caso seja necessária para forçar um segundo turno nas eleições pelo governo de Minas.
Gestões municipais
Aberto o microfone à participação dos demais participantes, a tônica dos debates foi dada pelos prefeitos, que reforçaram a importância de maior atenção pelo governo federal, para fazer frente às pressões econômicas que serão colocadas pelo governo estadual.
O presidente da Fundação Maurício Grabois em Minas e membro da Comissão Política Estadual do PCdoB, Edson de Paula, fez o lançamento do caderno Nº 1 da Fundação, chamado “Desvendando Minas”.
Segundo Edson, os cadernos de análise contemporânea de Minas produzidos pela Fundação têm o objetivo de contribuir com a compreensão do estado a partir de uma visão crítica apresentada pelos setores conservadores. Também foi apresentada pelo vereador de Belo Horizonte, Gilson Reis, a iniciativa de produção de um livro com quase vinte artigos com a participação de renomados acadêmicos, intelectuais e políticos, que deverá ser lançado em junho.
À tarde, aconteceram as apresentações do vice-presidente do PCdoB Minas, Wadson Ribeiro, e do secretário de Planejamento da Prefeitura de Contagem, Fernando Máximo.
Wadson Ribeiro tratou dos desafios do PCdoB para este e o próximo ano. Em 2014, o PCdoB Minas tem a meta de dobrar sua bancada federal e ampliar a bancada estadual. Wadson enfatizou que os membros do PCdoB que estão atuando nas prefeituras e nas Câmaras Municipais precisam estar plenamente integrados e atuantes pelo sucesso do Partido em 2013 e 2014. Ele destacou que o crescimento do Partido em Minas nos últimos anos abre a possibilidade para o alcance destes objetivos, entretanto, é necessário que todo o conjunto partidário esteja sintonizado.
Fernando Máximo discorreu sobre a importância e o papel do planejamento na Administração Pública. Para ele, somente o planejamento possibilita que o gestor público tenha uma visão global dos objetivos, dos desafios e consiga estabelecer qual papel cabe a cada das partes que compõe a Administração.