Terras de produtores rurais são regularizadas
Cerca de 200 agricultores familiares foram beneficiados ontem com termos de concessão de uso da terra, entregues pelo GDF durante a abertura da 6ª Agrobrasília, realizada até o próximo sábado dia18 no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, região do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal.
Publicado 15/05/2013 10:06 | Editado 04/03/2020 16:39
"Entregamos uma reivindicação histórica na área rural que recupera a segurança jurídica dos produtores, facilita o acesso deles ao crédito e contribui para que eles produzam e incentivem o mercado agrícola", destacou o governador Agnelo Queiroz.
Desde o início da atual gestão, outras 400 famílias foram favorecidas com os documentos, e 3 mil processos de regularização estão em andamento em toda a área rural do DF. O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, também esteve presente na abertura da Agrobrasília e parabenizou as iniciativas que melhoram a situação dos produtores rurais da região.
Para Antônio Nery, que produz hortaliças e cria animais, a medida é uma avanço na área: "Antes não tínhamos segurança para produzir, mas agora finalmente temos a tranquilidade para poder trabalhar e beneficiar nossos consumidores", elogiou.
"Há mais de 40 anos que a regularização é uma questão a ser enfrentada, e agora fazemos isso com a clareza e transparência para atender os agricultores familiares que são uma peça fundamental para nossa produção", enfatizou o secretário de Agricultura, Lúcio Valadão.
MAQUINÁRIO –
Na Agrobrasília também foram entregues cinco tratores, adquiridos com recursos do Programa Nacional de Fornecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Ministério da Agricultura e Pecuária.
O chefe do Executivo local também anunciou a pavimentação de duas rodovias em Planaltina: a DF-230, que liga a cidade ao Núcleo Rural Taquara, e a DF-355, entre o Núcleo Rural Rio Preto e Tabatinga.