Pixação é tema de debate em seminário na UFBA

Nos dias 6 e 7 de junho, a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) realiza o seminário Derivas e Memórias Contemporâneas na Pixação. Com entrada franca, o evento tem curadoria do videomaker Djan Ivson – artista da Pixação na Bienal de Berlin 2012 – e do sociólogo Sérgio Franco.

Os debatedores se dividem entre as mesas de discussões “Pixação e o Direito à Cidade”, “Antropologia da Metrópole” e “Pixação e Arte”. O papel do pixador, como figura que vivência a realidade dos grandes centros urbanos contemporâneos, é o principal elemento que une esses temas. A programação ainda conta com a exibição de filmes.

O seminário conta ainda com a participação dos acadêmicos Alexandre Barbosa Pereira (USP), Flávia Cristina Soares (UFMG), Gustavo Coelho (UERJ), Ludmilla Zago (UFMG), Núbia Bento Rodrigues (UFBA) e Roca Alencar (UFBA), dos pixadores João Marcelo Goma (BH), Nuno DV (RJ), Scank Id (SSA) e a artista plástica Chermie (SSA).

Pixação X Pichação

A identificação do termo Pixação, com "X", é comumente utilizada pelos pixadores dos grupos de São Paulo (os mesmos que participaram da 7ª Bienal de Berlim), diferenciando-se da grafia Pichação pelo apelo estético na grafia. Na Pixação, seus participantes seguem estilo próprio para identificá-los e preocupam-se com uma grafia mais apurada desta manifestação cultural, revelando seu lado mais artístico, explica Sérgio Franco, co-curador da Bienal de Berlin.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com agências