PCdoB-BA busca estruturar base de sua militância

Fortalecer e qualificar a base militante do partido no estado. Com esse viés, o Comitê Estadual do PCdoB-BA realizou o seminário Mais vida militante pela base – desafios da estruturação do PCdoB na Bahia neste sábado (8), no Hotel Sol Barra, Barra, em Salvador. Voltado para presidentes e secretários e secretárias de Organização dos comitês municipais, distritais e organismos de base, o evento contou com a participação do secretário Nacional de Organização do partido, Walter Sorrentino.

Durante a abertura, a secretária Estadual de Organização, Daniele Costa, falou da necessidade em oferecer uma maior qualidade na mobilização partidária na Bahia para a preparação do 13º Congresso Nacional. Entre as iniciativas já promovidas nesse aspecto, ela citou a realização do Encontro Estadual de Vereadores do partido, que em 2012 foi responsável pela eleição de 224 edis; da Conferência Estadual de Meio Ambiente; do Encontro Estadual de Mulheres; do Encontro da Frente de luta Anti-Racista; e dos diversos cursos ministrados pelo Programa Socialista.

O presidente estadual do partido e deputado federal, Daniel Almeida, declarou que o PCdoB-BA está focado em discutir o fortalecimento da militância. “Precisamos da nossa base forte. Nunca foi fácil manter nosso projeto político, a elite sempre lutou para evitar que nós chegássemos ao poder central do país. Avançamos nas questões do estado e das políticas sociais. Agora, é necessário avançar no desenvolvimento”.

Para Alice Portugal, deputada federal pelo partido, o seminário “vai armar as direções partidárias nos municípios para organizar e estruturar o PCdoB na Bahia”. Já a diretora Estadual de Comunicação e presidenta da Bahiafarma, Julieta Palmeira, acredita que o encontro chama a atenção para o fato de que o partido precisa de militantes. “Para desenvolver nossas ações, precisamos de uma militância forte e que pense no projeto coletivo para desenvolver o partido e o país”.

O deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB-BA) avaliou a realização do seminário como algo de grande importância, principalmente no ano em que estão sendo realizadas conferências municipais e a estadual com o intuito de fortalecer a realização do congresso nacional. “Precisamos nos unir cada vez mais e nos espalharmos por todas as camadas da sociedade, porque nosso objetivo final é a construção do socialismo”, acrescentou.

Temário do 13º Congresso

Responsável por apresentar o temário do 13º Congresso, Walter Sorrentino fez um apanhado sobre os tópicos que serão discutidos no encontro nacional. O primeiro aspecto destacado por ele foi o exame a ser feito em relação aos 10 anos de um governo progressista no Brasil, que foi iniciado por Lula e continuado pela presidenta Dilma Rousseff.

Além disso, ele indagou também qual a participação política do PCdoB neste período histórico brasileiro. O dirigente nacional disse que o partido defende o aumento no investimento público e a modificação na taxa de juros e no câmbio para promover o desenvolvimento no Brasil.

“Para o PCdoB, a questão democrática é primordial. Vamos travar uma luta por um novo projeto de desenvolvimento com distribuição de renda. Precisamos ainda aumentar a força eleitoral do partido e construir uma grande rede militante de base para que nas eleições isso se transforme em votos”, ressaltou Sorrentino.

Após a explanação de Sorrentino, os camaradas presentes no seminário puderam contribuir com suas opiniões para a construção da base baiana no 13º Congresso. O presidente da Bahiagás e vice-presidente estadual do PCdoB-BA, Davidson Magalhães, o momento é importante para a vida partidária no estado. “Já ultrapassamos a marca de 300 municípios. Precisamos crescer e fortalecer o partido. Não queremos apenas vencer eleições, queremos desenvolver o país, pois nossa linha é do socialismo.”

No período da tarde, deu-se continuidade às falas dos militantes e a segunda mesa do encontro foi formada. Na ocasião, Luiz Gavazza tratou da Política de Quadros do partido na Bahia e Jurandir Santana explanou sobre A rede organizativa do partido.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro