Site abrigará acervo de Damário Dacruz produzido em 40 anos
O jornalista, escritor, publicitário, fotógrafo e poeta, Damário Dacruz, terá sua obra imortalizada em uma website: www.damariodacruz.com.br. O lançamento acontece neste sábado (15/06), a partir das 20h, no Pouso da Palavra, na cidade de Cachoeira, Recôncavo baiano, local onde o escritor foi condecorado com o título de “Cidadão Cachoeirano”, em 2005. O lançamento é aberto ao público.
Publicado 14/06/2013 17:41 | Editado 04/03/2020 16:16
Produzido pela Baluart, com financiamento do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, através do Edital de Demanda Espontânea, o site desvela a trajetória pessoal e profissional do artista, além de trazer parte da sua obra digitalizada em acervo. São poesias, fotografias, foto-poemas, cartazes e livros.
Fundado por Damário Dacruz nos anos 90, o Pouso da Palavra servia de palco às diversas manifestações culturais da região. O lançamento do site integra a programação dos festejos da “Ressaca de Santo Antônio” e conta com a participação das rezadeiras de Cachoeira, apresentações musicais, sarau literário e a abertura da exposição coletiva de artes visuais – “Xangô Menino”.
Acervo
Com o lançamento do site, o Pouso passa a abrigar todo o acervo do artista, devidamente restaurado e catalogado, incluindo manuscritos originais, rascunhos de caderno, anotações pessoais, recortes de jornal, poemas e as fotografias tiradas em todo o mundo. O trabalho de pesquisa e recuperação da obra do “Fotógrafo da Poesia”, como era chamado, ainda resultou na descoberta de poemas inéditos e fotografias nunca publicadas, segundo contou a produtora e uma das idealizadoras do projeto, Lívia Cunha. “Isso deverá acarretar em novos livros, mas ainda sem previsão de publicação”.
O site permite um passeio virtual pelos diversos espaços do Pouso da Palavra: arquivo fotográfico, Jardim de Sócrates, café literário, lojinha com produtos artesanais da região e a biblioteca. Atualmente, com cerca de 600 títulos, o espaço poderá atender ainda mais visitantes a partir da transformação do Pouso em Ponto de Leitura, como resultado do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura, que prevê a aquisição de novos títulos até o fim deste ano, entre obras infanto-juvenis, romances e poesias de autores brasileiros e latino americanos.
Na página, os internautas também conhecerão o Instituto que leva o nome de Damário, fundado em dezembro de 2012 com o objetivo de incentivar e promover a produção artística regional e nacional, em articulação com entidades públicas e privadas. “O Instituto mantém vivo o trabalho iniciado por Damário Dacruz, de defesa e conservação do patrimônio histórico e cultural típicos do Recôncavo baiano”, destacou Fernanda Félix, produtora e sócia da Baluart.
O autor
Natural de Salvador, Damário adotou a cidade de Cachoeira como terra natal, onde se estabeleceu e construiu a maior parte da sua obra. Falecido em 2010, deixou de legado 500 poemas, mais de 30 posters-poemas e três livros publicados. Jovem talento, foi considerado o melhor poeta brasileiro universitário na década de 70, e participou de exposições na França e Colômbia. Suas obras, ainda hoje, estampam muros em diversos países da América Latina.
Da redação