Reunião reúne diversos dirigentes e recebe Walter Sorrentino

Neste sábado, 15 de junho, aconteceu a reunião da Secretaria Estadual de Organização do PCdoB-RJ. O encontro aconteceu na sede do SindsPrev, na Lapa.

A reunião contou com a importante presença do Secretário Nacional de Organização do Partido, Walter Sorrentino, que compôs a mesa juntamente com o presidente estadual do PCdoB, João Batista Lemos; com o Secretário Estadual de Organização do Partido, Uirtz Sérvulo; e com a presidente do Comitê Municipal da Capital, Sonia Latgé.

edmilson Valentim distribui A Classe Operária no centro do RJ

Representantes de diversos comitês municipais estavam presente, ao lado de dirigentes do partido como a Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres do Rio de Janeiro, Ana Rocha; o Secretário Estadual Sindical, Fernando Nogueira; o SecretárioEstadual de Comunicação, Waldemar Souza; e o de Finanças, Wevergton Brito, também estavam presentes. A deputada federal do PCdoB-RJ, Jandira Feghali, compareceu à reunião.

Uirtz Sérvulo abriu a reunião prestando homenagem aos camaradas Dyneas Aguiar e Lúcio Fraguito, que faleceram recentemente. Um minuto de silêncio foi respeitado. Uirtz falou da preparação e mobilização para o 13° Congresso do Partido, que definiu como um momento ímpar e afirmou que a participação deve ser intensa em todo esse processo do Congresso.

João Batista Lemos fez uma saudação na sequência, lembrando da história de luta e militância de Dyneas Aguiar: "Foi um grande organizador do nosso partido". Batista também falou da importância do Congresso: "Esse Congresso tem grande importância pois vai avaliar os 10 anos de governo, avaliar a importância do PCdoB nesse novo projeto de desenvolvimento social. Temos que reforçar nesse Congresso a organização do partido, as direções municipais. Vamos fazer dessa reunião de hoje uma preparação para esse 13° Congresso e para grande batalha política que teremos em 2014".

Walder Sorrentino iniciou sua fala saudando a iniciativa da Secretaria de Organização em realizar a reunião: "Essa iniciativa é muito importante. Do ponto de vista da construção partidária é fundamental intensificarmos nosso diálogo, conversando mais fortemente com os Comitês Municipais. Quero parabenizar a iniciativa. Nós realmente precisamos levar a estrutura complexa do partido às bases. Temos que nos preparar para as mobilizações para o nosso 13° Congresso.

Walter falou sobre o Congresso e sobre a avaliação dos 10 anos de governo do PT: "Temos que fazer uma avaliação estratégica do Brasil. Se passaram 10 anos desse ciclo e precisamos ver o que avançamos , avaliar esse ciclo. Quanto avançamos, quanto precisamos avançar, quais contradições precisam ser superadas. Essa avaliação vai ser importante para compreendermos como levar tudo isso para frente".

Walter ainda salientou:"O Brasil avançou muito na democracia, nas conquistas sociais. O Brasil conhece hoje uma mobilidade ascendente muito grande. O Brasil hoje ocupa um outro lugar no mundo e isso começou a partir do governo Lula, tanto que Lula hoje é um líder mundialmente respeitado. O Brasil mudou, mas que sentido tem essa mudança? Que caráter nuclear temos nesses 10 anos de governo? São questões como essa que devemos debater nesse Congresso".

Walter falou sobre os desafios que estão por vir: Dilma tem tomado medidas corajosas para apoiar o desenvolvimento no país. Precisamos de mais desenvolvimento e mais democracia. Para se alcançar mais desenvolvimente é preciso colocar algumas questões fundamentais na mesa de discussão, como uma reforma que institua o financiamento público de campanha, a regulamentação da mídia, uma reforma no judiciário. Um novo pacto está sendo firmado no Brasil, o pacto entre o povo, os trabalhadores; e o sistema produtivo. Precisamos de uma mobilização política e social intensa para dar sustentação a essa nova arrancada".

Walter ainda falou sobre a importância da construção partidária: "A construção partidária é tarefa de todos, principalmente dos nossos líderes, dando apoio aos comitês municipais para levar nosso projeto à base. Precisamos de vida militante de base. Eleitorado próprio e reduto social se forma com trabalho permanente de base".

Uirtz Sérvulo também falou, salientando o crescimento e fortalecimento do partido no estado: "Dos 92 municípios do estado, 47 possuem prefeitos aliados do PCdoB ou do próprio PCdoB. Tivemos grandes vitóris da UJS; a consolidação da CTB-RJ, o trabalho da UBM, UNEGRO; o trabalho para reconstruir a FAMERJ, além de muitas filiações que tivemos. Nós estamos em uma fase de potencialização e crescimento do partido. Essa ampliação está se dando em vários segmentos. Tal fato, coloca para nós metas ousadas, como a de atingirmos os 92 municípios com o PCdoB, com conferências municipais, pensando no projeto eleitoral de 2014. Podemos aumentar em 50% a mobilização para esse Congresso"