13º Congresso: Renato Rabelo participa de palestra na Bahia

Em fase de preparação para o 13º Congresso Nacional do PCdoB, o Comitê Estadual promove, no próximo dia 20 de julho, em Salvador, uma palestra sobre os temas que serão discutidos no congresso, marcado para novembro, em São Paulo. O evento que marca o início dos debates na Bahia acontece no auditório do Sheraton Hotel da Bahia (Campo Grande), a partir das 9h.

Para a apresentação das teses definidas, o PCdoB-BA convidou o presidente nacional do partido, Renato Rabelo. A palestra é destinada, essencialmente, aos filiados e filiadas, da capital e do interior, mas é aberta ao público em geral.

Um dos principais temas que serão levados ao 13º Congresso é o “Balanço dos 10 anos de governos democráticos, período dos governos Lula e Dilma (2003-2013) e perspectivas para o Brasil”. De acordo com Julieta Palmeira, dirigente nacional do partido e secretária de Comunicação do PCdoB- BA, a discussão traz demandas no sentido de avanço da democracia e do desenvolvimento do país.

“Discutimos os 10 anos de governos democráticos e defendemos a necessidade de incorporar na agenda a luta por um projeto nacional de desenvolvimento, que envolva distribuição de renda e garanta a soberania nacional”, explica Julieta.

Além de uma década de governos democráticos, os debates congressuais do PCdoB se ampliam, ainda, para a “Perspectiva, nova arrancada: mais desenvolvimento e democracia” e “Construção do Partido numa realidade inédita e diretrizes para seu fortalecimento”.

O 13º Congresso do PCdoB acontece em um ano histórico para o país, marcado pela ida da população para as ruas, em busca de melhorias. Para Julieta, a realização dos movimentos e as demandas apresentadas estarão incorporados às discussões preparatórias e às do próprio congresso.

“Os debates acontecem em momento de muita efervescência no país, onde a população sai às ruas para exigir melhorias nos serviços urbanos, na saúde, na educação, na política e democratização da mídia. A agenda passa a ter as reformas democráticas, que o PCdoB sempre levantou como necessárias”, analisa a dirigente.

Entre as mudanças, o partido defende, principalmente, a Reforma Política. “Mas uma reforma democrática, que leve em conta, principalmente, o financiamento público de campanha, manutenção do voto proporcional com lista partidária”, finaliza Julieta.

A palestra com Renato Rabelo é uma das iniciativas do Comitê Estadual do PCdoB – BA preparatórias para o 13º Congresso, que conta ainda com uma Conferência Estadual, agendada para 5 e 6 de outubro, também em Salvador. Alguns comitês municipais já agendaram conferências, a exemplo da capital baiana, que será 13 de setembro.

De Salvador,
Erikson Walla