Presidente nacional do PCdoB participa de dois debates na Bahia

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, vem à Bahia para participar de dois debates que acontecem nesta quinta-feira (18), em Vitória da Conquista, e no sábado (20), em Salvador. Os encontros fazem parte das ações preparatórias para o 13º Congresso Nacional do Partido, marcado para novembro, em São Paulo.

“Os Congressos do Partido são momentos de expressão máxima da democracia vigente na organização comunista. Este é o momento em que todos os militantes e filiados são chamados a participar ativamente em seus respectivos organismos partidários”, declarou Renato Rabelo.

O debate de Vitória da Conquista, na região sudoeste, é promovido pelo deputado estadual Fabrício Falcão, em parceria com a Fundação Maurício Grabois (FMG). Batizado de “10 anos de governos pós-neoliberais, as manifestações e o futuro do Brasil”, o evento será na Câmara de Vereadores do município.

Além de Renato Rabelo, são esperados para a discussão, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) e o secretário de Planejamento do Estado e ex-presidente da Petrobrás, José Sergio Gabrielli.

Em Salvador, o presidente nacional vai apresentar as teses do 13º Congresso aos militantes baianos do partido. O encontro será no auditório do Sheraton Hotel da Bahia (Campo Grande), a partir das 9 horas.

Entre as teses, estão “Balanço dos 10 anos de governos democráticos, período dos governos Lula e Dilma (2003-2013) e perspectivas para o Brasil”, “Perspectiva, nova arrancada: mais desenvolvimento e democracia” e “Construção do Partido numa realidade inédita e diretrizes para seu fortalecimento”.

De acordo com a secretária de Comunicação do PCdoB-BA e dirigente nacional, Julieta Palmeira, os encontros vão servir, também, para a promoção de discussões sobre o atual cenário político do Brasil.

“Os debates acontecem em momento de muita efervescência no país, onde a população sai às ruas para exigir melhorias nos serviços urbanos, na saúde, na educação, na política e democratização da mídia. A agenda passa a ter as reformas democráticas, que o PCdoB sempre levantou como necessárias”, analisa a dirigente.

Além dos dois encontros, a Bahia prepara outras atividades preparatórias para o 13º Congresso, como a Conferência Estadual, agendada para 5 e 6 de outubro, também em Salvador. Alguns comitês municipais também já marcaram conferências, a exemplo da capital baiana, que será em 13 de setembro.

De Salvador,
Erikson Walla