Diminui a espera na pediatria de Planaltina
O novo serviço de pronto-atendimento da pediatria do Hospital Regional de Planaltina reduziu o tempo de espera na emergência infantil em até quatro horas, e a medida beneficia as crianças em estado menos grave classificadas na triagem com as cores verde e azul.
Publicado 22/07/2013 09:35 | Editado 04/03/2020 16:39
"Desafogamos o pronto-socorro e diminuímos o tempo de espera", afirmou hoje o coordenador da Política de Humanização da unidade, Fábio Tomás da Silva.
Ele lembra ainda que a criação do serviço agilizou o atendimento e reduziu a demanda de pacientes que superlotavam a emergência.
O serviço de pronto-atendimento funciona de segunda a sexta-feira com uma médica e uma técnica de enfermagem.
Com isso, o tempo de espera passou de seis para duas horas em média para os pacientes classificados como azul, e de quatro horas para 45 minutos, nos casos na cor verde.
APROVAÇÃO –
A rapidez no atendimento foi comprovada pela autônoma Ágata Rodrigues: "Minha filha, com cinco meses, estava resfriada. Cheguei ao hospital e logo fui chamada. Fiquei muito satisfeita", relatou.
A dona de casa Kássia Santos também aprovou a criação da sala. "Estive no hospital anteriormente com meus filhos, mas desta vez fui atendida rapidamente", disse.
Campanha contra hepatite
O centro de saúde n° 1, ao lado do Hospital Regional de Planaltina, promoverá hoje, das 8h às 11h, uma campanha contra as hepatites B e C, para lembrar o Dia Mundial de Combate à Hepatite, celebrado em 28 de julho.
Segundo a coordenadora-geral da regional de Saúde de Planaltina, Mônica Rocha Rodrigues, "com o diagnóstico precoce, é possível orientar os pacientes e evitar a transmissão da doença".
A equipe de saúde realizará testes rápidos para detecção de doença, e os pacientes também poderão assistir a uma palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis.
Os enfermeiros, que atenderão ao público, participaram de um curso com aulas teóricas e práticas.
A campanha será realizada também em outros hospitais da rede, entre eles o Hospital Materno-Infantil de Brasília (HMIB), no dia 28 de julho, das 9h às 17h.