Carrion: a Reforma Urbana é inadiável!
Começou nesta quinta-feira (15) a 5ª Conferência Estadual das Cidades em Porto Alegre.
Publicado 16/08/2013 16:14 | Editado 04/03/2020 17:09

O deputado Raul Carrion, que representa a Unale (União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais) no Conselho das Cidades e é membro da Comissão Organizadora da Conferência, participou da abertura. Carrion, representou a Assembleia Legislativa no ato, afirmou que a reforma urbana ainda não aconteceu no País. Para ele, apesar dos investimentos pesados na construção de moradias, a especulação hoje é um dos grandes inimigos da reforma urbana.
“O preço da terra disparou com os grandes investimentos públicos para enfrentar o déficit habitacional”, afirmou. Para ele, os programas ainda não contemplam a faixa mais carente da população – apenas 27% dos recursos do PAC 2 são destinados a esse público no País. O parlamentar também lembrou a necessidade de realizar um censo fundiário para avaliar com precisão a quantidade de vazios urbanos que podem ser destinados a moradias populares.
O parlamentar também ressaltou a necessidade de utilizar os dispositvos previstas na legislação para promover a reforma urbana. “Não depende de decisões meramente técnicas e nem meramente políticas. É o povo que tem as condições para fazer a reforma urbana.”
A conferência segue até este sábado (17) com discussões em busca de propostas e alternativas para as políticas de habitação implantadas no país.
De Porto Alegre,
Isabela Soares