Presidente iraniano defende política externa racional "sem lemas"

O presidente da República Islâmica do Irã, Hassan Rohani, enfatizou a necessidade de evitar qualquer falha ou erro na política exterior iraniana, e de recorrer à precisão, inteligência e racionalidade para conseguir este fim. Rohani deu declarações neste sábado (17), na capital persa, Teerã, durante uma cerimônia de substituição do ex-chanceler Ali Akbar Salehi para o novo ministro de Relações Exteriores, Mohamad Yavad Zarif. 

Irã - HispanTV

Após ressaltar que não se pode permitir qualquer negligência no esforços pelos intereses do povo iraniano, Rohani disse que na política exterior não há espaço para slogans e lemas, e que o que sim é imprescindível é a racionalidade, inteligência e precisão.

Em alusão aos efeitos negativos de qualquer erro na diplomacia sobre os interesses dos cidadãos iranianos, o presidente explicou que, na “política exterior não há espaço para equívocos, ninguém pode realizar declarações imprecisas, adotar posturas e implementar algum outro tema”.

Na opinião do chefe do Executivo persa, o título legal de cada uma das autoridades iranianas não é absoluto: “Todos os títulos legais estão sujeitos ao respeito das leis, interesses nacionais e de acordo com as leis constitucionais do Irã”.

Além disso, Rohani disse que o povo persa, com sua participação massiva na 11ª rodada de eleições presidenciais, no passado 14 de junho, optou por mudar a sua política exterior; entretanto, a mudança não significa a transformação completa e total dos fundamentos em que se baseia a política exterior, mas transforma o estilo e a função.

O mandatário iraniano, que tem sido classificado de “moderado” pela mídia internacional, qualificou de adequada a ação do chanceler de partida, Salehi, e manifestou a sua satisfação pela presença dele como o novo diretor da Organização de Energia Atômica do Irã, no seu gabinete.

O presidente Rohani disse também que o novo chanceler iraniano, Yavad Zarif, pode realizar um grande desempenho das suas funções como chefe da política exterior, e ressaltou que Zarif encabeça um dos ministérios relacionados com a sua especialidade, e a sua larga trajetória como diplomata.

Com HispanTV