Mané Garrincha na copa da sustentabilidade
O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha será a única construção esportiva e única arena da Copa do Mundo de 2014 a ser apresentada no Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo. O evento, que começa hoje (27/8) e segue até sexta-feira (30/8), em São Paulo, terá palestras, exposições e visitas técnicas sobre iniciativas na área de sustentabilidade.
Publicado 28/08/2013 09:43 | Editado 04/03/2020 16:39
Ecoarena terá detalhes apresentados amanhã na conferência internacional Greenbuilding Brasil, em São Paulo; estádio de Brasília é o único da Copa de 2014 que concorre à certificação Leed Platinum, a mais importante chancela mundial de sustentabilidade; economia de gastos se dá em todas as frentes; construção ainda terá usina de energia solar; exemplo global.
A apresentação da Ecoarena será feita amanhã (28/8) pelo consultor do U.S. Green Building Council, Ian McKee, que abordará aspectos do projeto, a obra e os próximos passos na parte operacional do estádio. "Só o Mané Garrincha está buscando o Leed Platinum, certificação máxima para construções sustentáveis. Caso isso aconteça, ele será o primeiro estádio de futebol do mundo com esse reconhecimento", lembra McKee.
O estádio brasiliense foi inaugurado em maio deste ano. O projeto sustentável, que será concluído antes do Mundial de 2014, está em andamento. "A parte de automação está sendo programada para tornar a operação mais eficiente, e estamos construindo a usina solar, que permitirá captação de energia solar para uso na própria arena", explica o consultor.
Mas a área interna do edifício é apenas um dos vários itens avaliados pela Green Building Council – entidade responsável por conceder o selo Leed Platinum. Por isso, o entorno do Mané Garrincha também foi projetado para atender aos requisitos sustentáveis, com características que incluem captação e aproveitamento de 100% de água da chuva e plantio de vegetação diversificada nos arredores.
Conhecido mundialmente
O Estádio Mané Garrincha foi visto por milhões de pessoas em todo o mundo na abertura da Copa das Confederações, em junho deste ano. E também não é a primeira vez que o projeto da Ecoarena é utilizado como caso de sucesso na área de arquitetura e urbanismo sustentável.
Em novembro de 2012, o governador Agnelo Queiroz apresentou os detalhes da obra no maior evento mundial sobre construções sustentáveis, o Greenbuild International Conference & Expo 2012. Cerca de 300 pessoas assistiram à apresentação, em São Francisco, nos Estados Unidos. "É um orgulho poder falar de um projeto único como o do nosso estádio. Me senti honrado em poder fazer de Brasília uma referência internacional em obras sustentáveis, representando não só a capital federal, como o país, diante de especialistas do mundo inteiro", afirmou, na época, o governador.