Prefeito Carlin Moura entrega 112 apartamentos em Contagem

 

“O coração até dispara, a gente nem acredita que enfim vai ter uma casa, aquilo que é o sonho de uma vida. Eu já fui espiar, trouxe meu netinho, meu filho e minha nora. É muito importante” . O depoimento é de Maria de Fátima Souza e dado quase em tom de confidência para a deputada federal Jô Moraes (PCdoB/MG), pouco antes da solenidade de entrega dos 112 apartamentos do Residencial Recando do Amanhecer, no Bairro Sapucaias, em Contagem. E revela o sentimento das famílias beneficiárias da iniciativa da gestão do prefeito Carlin Moura (PCdoB), em parceria com o governo Dilma Rousseff, através dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contrapartida municipal.

Maria de Fátima, como a maioria dos que receberam as chaves dos apartamentos, de dois e três quartos e com toda a infraestrutura, ficou desabrigada com as enchentes do final de 2011 que arrastou sua casa às margens do ribeirão Arrudas, na Via Expressa. “Sobrevivi e fui abençoada duas vezes”, disse para Jô, depois de lhe mostrar, através de uma janela, “como os apartamento são grandes, bons…não vejo a hora de ver meu neto brincando lá dentro”.

Durante a solenidade de entrega das chaves, Jô Moraes lembrou que “o teto, a casa é nosso porto seguro. Possibilitar esta conquista é responder a um direito sagrado das pessoas, das famílias, que o direito à moradia”. Jô Moraes também anunciou que as contas de água serão individuais, por unidade, evitando desavenças entre vizinhos. “Este é o lar de vocês é o espaço de convivência com vizinhos. E é servida por creche; por uma Unidade Básica de Saúde(UBS) e todos os serviços básicos”.

A deputada foi bastante aplaudida quando defendeu o Programa Mais Médicos e elogiou a generosidade do prefeito Carlin Moura e a presteza com que tem cumprido suas promessas de campanha.

Escolas
Ao pedir aos novos proprietários que cuidem com carinho de seus lares, que sejam pacientes com seus vizinhos, Carlin Moura revelou outra preocupação. O fato de as 112 famílias terem 149 crianças. “Aquelas crianças que pedagogicamente não for recomendado que mudem de escola – pois estamos praticamente a três meses do final do ano letivo” – o prefeito garantiu “transporte escolar para que não sejam afetadas com a mudança. Mas no ano que vem todas terão vagas nas escolas da região”, disse.

Ao enfatizar que o País teve o segundo maior crescimento do mundo no último quadrimestre, Carlin também apontou que a geração de novos empregos tanto em Contagem quanto na vizinha Ribeirão das Neves, regiões importantes na composição do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. E mais um alento para os novos moradores que aumentarão a demanda por novas vagas no mercado de trabalho.

Obras de mobilidade urbana, com integração de ônibus e abertura de novas vias foram anunciadas por Carlin Moura. Ele também elogiou a empreiteira Panda, responsável pelo residencial, ao criticar outras que deixaram obras inacabadas, como na Barraginha. “Não prestaram contas à Prefeitura e estão prejudicando inúmeras famílias”, denunciou.

No final da cerimônia, o Pastor Cassio, da Igreja Evangélica Rocha Viva, e o padre Ivanildo, da Igreja Jesus Operário abençoaram as chaves, que foram entregues aos proprietários.

Participaram da cerimônia de entrega dos apartamentos do Residencial Recanto do Amanhecer, o vice-prefeito João Guedes (PDT), todos os secretários municipais e seus adjuntos, os administradores regionais, vereadores e dirigentes de autarquias e a mãe do prefeito Carlin Moura, Isis de Moura Soares, a Dona Fiotinha, entre outros convidados. Para as crianças e jovens foi montada uma rua de lazer com diversão e entretenimento, onde monitores orientavam as brincadeiras enquanto pais visitavam os apartamentos.

Por Graça Borges