Lula Morais critica espionagem dos EUA ao governo brasileiro
O deputado estadual Lula Morais (PCdoB), em pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (03/09), criticou a atitude dos Estados Unidos de espionar a Presidenta Dilma Rousseff e seus assessores para obter informações privilegiadas. Para o parlamentar, a violação da privacidade da presidenta e de seus auxiliares é inaceitável e agride a soberania brasileira, além de demonstrar a arrogância dos EUA em suas relações externas.
Publicado 03/09/2013 20:48 | Editado 04/03/2020 16:27
A espionagem, da qual já se suspeitava, foi revelada pelo programa “Fantástico”, da Rede Globo, no último domingo (01/09), com base em documentos tornados públicos pelo ex-agente da CIA, Edward Snowden. Questionado sobre as evidências dessa vilania, o governo dos EUA justificou-se com a desculpa mentirosa do combate ao terrorismo.
"O governo brasileiro sempre manteve relações amigáveis com todo o mundo, inclusive com os EUA, então o pretexto de combater o terrorismo não é verdadeiro", ressaltou o deputado comunista. Lula Morais apoiou a ação da Presidenta Dilma de responder em seu tradicional discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU, em 23 de setembro. "Transgressão de tamanha gravidade na esfera internacional deve ser tratada no âmbito maior desta esfera, que é constituído, apesar dos pesares, pela ONU", defendeu.
Segundo Lula Morais, o Senado convocou por iniciativa da senadora comunista Vanessa Grazziottin (AM), uma CPI da Espionagem para apurar a grave violação da privacidade da presidenta e, sobretudo, da soberania brasileira. Para o deputado é preciso também analisar a capacidade do Brasil de se defender diante dessas ações que atinge nossa soberania.
Ao final do pronunciamento, Lula Morais se solidarizou com os profissionais de saúde do Estado, presentes nas galerias da Casa Legislativa, que querem melhoria nas condições de trabalho e no atendimento público de saúde. "São reivindicações justas e é através da mobilização que alcançamos as conquistas para as categorias", finalizou.
Fonte: Assessoria do deputado estadual Lula Morais (PCdoB)
Leia também:
Movimentos sociais do Ceará realizam ato contra espionagem