Síria apoia proposta russa sobre controle de armas químicas
Damasco saúda a iniciativa da Rússia sobre a possibilidade de transferência de armas químicas da Síria sob controle internacional, disse nesta segunda-feira (9) o ministro das Relações Exteriores sírio, Walid Muallem.
Publicado 09/09/2013 15:23

"Durante nossas negociações com o chanceler russo, Serguei Lavrov, ele apresentou uma iniciativa relacionada com armas químicas.
A Síria saúda a iniciativa da Rússia, visto que a liderança síria se preocupa com as vidas de seus cidadãos e a segurança no seu país. Nós também acreditamos na sabedoria da liderança russa, que está tentando impedir a agressão norte-americana contra o nosso povo", disse o chanceler sírio.
Lavrov, informou horas antes que Moscou pediu à Síria para que seu armamento químico seja entregue ao controle da comunidade internacional, se isto evitar um ataque militar por parte dos Estados Unidos.
O chanceler acrescentou que a solicitação à liderança síria não diz respeito também a uma posterior destruição do arsenal, assim como a sua adesão plena à Organização para a Proibição de Armas Químicas.
Anteriormente, o chefe do Departamento de Estado norte-americano, John Kerry, disse que o presidente sírio, Bashar al-Assad, pode evitar uma intervenção militar estrangeira, se durante a próxima semana entregar todas as armas químicas à comunidade internacional.
Já o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, não exclui que proporá ao Conselho de Segurança das Nações Unidas insistir na destruição do arsenal de armas químicas da Síria a fim de evitar uma nova escalada do conflito.
"Já considerei várias sugestões que eu podia apresentar ao Conselho de Segurança da ONU. Assim, analisei a possibilidade de pedir ao Conselho de Segurança para fornecer o transporte imediato de armas químicas para um lugar onde essas estarão seguras e, posteriormente, destruídas", disse ele em uma coletiva de imprensa na ONU.
Leia também:
Congresso dos EUA começa debate sobre ataque à Síria
Rússia: Ataque químico na Síria foi uma farsa
Dez justificativas falsas para o ataque dos EUA à Síria
Assad refuta acusação dos EUA sobre o uso de armas químicas
Com agências