Quadro de magistrados aumenta 15% na Bahia
Na segunda-feira (16/9), em cerimônia no auditório do Tribunal de Justiça (TJ-BA), em Salvador, o Poder Judiciário da Bahia empossou 98 novos juízes substitutos. Com a posse, aumentará em 15% o número de magistrados em atuação nas comarcas baianas. Após a leitura e assinatura do termo de posse por todos os novos magistrados, o primeiro colocado no concurso público e orador da turma, Valnei Mota Alves de Souza, discursou em nome dos colegas.
Publicado 17/09/2013 17:34 | Editado 04/03/2020 16:16
Segundo o magistrado, que ressaltou a honra de ser integrado à Corte mais antiga das Américas, os novos integrantes devem exercer a magistratura com humildade. “Numa sociedade democrática, todo poder emana do povo, que o exerce por meio de seus representantes e, ao assumirmos essa parcela de poder, não podemos esquecer quem é o verdadeiro titular e a quem devemos direcionar a nossa atuação jurisdicional: o povo”, afirmou Valnei.
“Pelo tempo e experiência adquiridos neste transcurso, posso adiantar-lhes que são grandes os desafios, mas também podem ser grandes as alegrias. E a maior delas, a de fazer Justiça, que, ao meu sentir, é o maior alimento espiritual do homem”, afirmou o presidente do TJ baiano, desembargador Mario Alberto Hirs.
O concurso público para o preenchimento imediato das vagas para o cargo de juiz substituto do Poder Judiciário do Estado da Bahia foi iniciado em agosto de 2012. Mais de 8 mil candidatos participaram da primeira das cinco fases da concorrência.
De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações do Bahia Notícias