Comissão da Verdade promove audiência em Feira de Santana (BA)

Na audiência pública que será realizada no dia 31 deste mês, às 9h, no Colégio Modelo, em Feira de Santana, a Comissão Estadual da Verdade da Bahia (CEV) ouvirá 12 pessoas das mais duramente atingidas no município pela ditadura militar, com prisões e torturas, selecionadas entre um total de 50 nomes relacionados.

Já na segunda-feira (21/10), a CEV fechará a formatação da audiência. “Em princípio cada depoente abrirá fazendo um depoimento, em seguida responderá as perguntas de dois membros da Comissão sobre o assunto no qual será abordado. A ideia é que cada depoimento dure em torno de 1h”, destacou o membro da Comissão, Carlos Navarro.

No momento da abertura da cerimônia, um filme de oito minutos será exibido com depoimentos de Chico Pinto sobre a ditadura, mostrando também os locais e instrumentos de tortura que foram usados em Feira de Santana.

Este grupo, voluntário, terá a incumbência de ajudar nos eventos, convocar as pessoas e divulgar os trabalhos em Feira e região. A segunda audiência pública da CEV será realizada em novembro, em Salvador, com data a ser definida na próxima reunião da Comissão.

A programação até o final de dezembro inclui ainda a conclusão das obras de reforma na sede, situada no anexo do Palácio da Aclamação, em Salvador, onde já funciona o Conselho Estadual de Cultura.

Além disso, haverá a instalação dos seis grupos de trabalho definidos até agora, que são Movimento Sindical/Trabalhadores, Repressão e Justiça na Bahia, Torturados, Mortos e Desaparecidos, Igreja, Atingidos Políticos: Presos, Demitidos, Cassados, Exilados, Área Cultural, Universidade Movimento Estudantil e imprensa.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações do Tribuna da Bahia