Encontro debaterá propostas de solidariedade com Cuba
Facilitar um espaço de construção de iniciativas, propostas e intercâmbios a favor da solidariedade com Cuba, em prol de melhorar os mecanismos de luta e sustentar a verdade como bandeira. Este é o principal objetivo do III Encontro Mundial de Solidariedade com Cuba, "Cuba Solidariedade 2014”, que acontece entre os dias 27 e 31 de outubro pelo Instituto Cubano de Amizade com os Povos (Icap), as organizações sociais e de massas cubanas, e o capítulo cubano da Rede em Defesa da Humanidade.
Publicado 19/10/2013 22:59
"Esse encontro do movimento de solidariedade em Cuba, continuidade de suas duas edições anteriores, confirmará o respaldo internacional à vigência do modelo de justiça social que Cuba simboliza e sua viabilidade como alternativa para esse "outro mundo melhor e possível”, pelo qual lutam os povos do mundo”, afirmam os organizadores. O 3º Encontro Mundial ocorrerá no momento em que o povo cubano continua recebendo o impacto de 50 anos de guerra econômica e bloqueio por parte dos Estados Unidos.
A convocação para o evento reforça que Cuba ratifica sua vocação internacional e solidária com todas as causas nobres que beneficiam os povos e o gozo dos seus mais elementares direitos: a liberdade, a paz e a justiça social. "Desde esta ilha afro-asiática, latino-americana e caribenha, no aniversário de 55 de sua revolução, chamamos as forças, movimentos, grupos, personalidades e pessoas do bem, a valorizarem tudo que nos une, respeitando nossas diferenças, que, em ultima instância, constituem outra de nossas riquezas: a diversidade.”
O comitê organizador informa que no programa de Encontro serão debatidos em conferências temas como as atualizações do modelo econômico e social da revolução cubana; a política exterior da revolução cubana; e a integração latino-americana e do Caribe. Haverá também uma cerimônia de condecoração com a medalha da amizade de personalidades amigas; o 10º Colóquio para Libertação dos Cinco e contra o Terrorismo; as oficinas "Redes sociais e mídias alternativas” e "O turismo sociopolítico em Cuba”; o colóquio "A paz, necessidade imperiosa da humanidade”, pelo 60º aniversário de fundação do movimento cubano pela paz e soberania dos povos; e a oficina "A cooperação internacional da revolução cubana”. Ao final do encontro, haverá a leitura e aprovação da declaração final e um plano de ação para o trabalho.
Fonte: Adital